Relatório referente à palestra “BNCC- Histórico, concepções e implicações na formação docente”
Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Mª Lúcia de M Oliveira - Supervisora E. M. Lunalva Costa
Teresina, 05 de fevereiro de 2021
Relatório referente à palestra de abertura dos programas PIBID e
Residência Pedagógica, com o tema “BNCC- Histórico, concepções e implicações na
formação docente”
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu no dia 19 de Novembro
de 2020, a partir das 10h da manhã, através do Google Meet, a palestra “BNCC- Histórico, concepções e implicações
na formação docente”, conduzida pelo profº Me. Nilson Cardoso (FORPIBID),
direcionada a alunos e professores engajados com os programas PIBID e Residência Pedagógica
da Universidade Estadual do Piauí. A palestra iniciou com a fala da pro reitora
da Preg – Profª doutora Nayana Pinheiro Machado, que desejou sucesso a todos os
participantes, seguida pela fala da Profª
doutora Márcia Ediene -coordenadora do PIBID UESPI), e .posteriormente
pela profª Shirlei Alves- coordenadora do programa Residência Pedagógica, que afirmou
ser aquele evento um importante momento de formação de professores.
Após a fala das professoras citadas, o professor Nilson Cardoso iniciou
sua palestra se solidarizando com as famílias que perderam entes queridos neste
momento difícil da nossa história, o momento da pandemia. Falou de alguns
acontecimentos que se afloraram mais ainda com a pandemia, é o caso das fake
news na educação que ganharam uma proporção muito grande neste momento e com
isso houve a retomada de uma idéia que imaginávamos ter superado - a idéia de
que no campo da docência é requerido de todos nós professores uma falsa
neutralidade, o que, segundo ele, é incompatível com a atuação docente, pois
somos sujeitos subjetivos e a subjetividade é inerente a nossa prática, embora
precisamos nos distanciar de algumas concepções individuais.
O professor continuou sua
fala fazendo uma reflexão sobre o cenário que vivemos atualmente no Brasil. No
ponto de vista educacional, temos na política desde 2016 uma dubiedade, temos
um discurso liberal e um discurso conservador, embora dentro do mesmo campo, eles
se embalam, “temos uma pauta hora do moralismo na educação hora a liberação do
Estado sobre a obrigação como direito social, a partir daí temos em 2016 a
reforma do Ensino Médio, que acontece sem nenhum diálogo com o setor
educacional e a publicação de uma base curricular diferente de tudo que vinha
sendo construído”.
Após a reflexão sobre o
atual cenário da educação no Brasil, o professor faz um questionamento: “a BNCC
é um discurso uníssono?” E ele responde
que não, embora o governo a coloque como algo muito progressista, que vai
promover mudanças, ela vem com um discurso de conteúdos mínimos, que vai
garantir uma parte diversificada.
Segundo o palestrante, alguns pesquisadores da área dizem que a BNCC vem
como uma imposição aos professores, que traz a possibilidade da diminuição da
autonomia dos mesmos, pois a forma como foi colocada atende a interesses
privados.
De acordo com o professor,
a necessidade da BNCC surge a partir de críticas de alguns professores de que
no Brasil não havia uma orientação clara de como produzir currículo. O
currículo era organizado pelos professores observando os conteúdos dos livros e
posteriormente observando as matrizes do ENEM, SAEB, Provinha Brasil e vários
outros exames, com o entendimento de que currículo é conteúdo, portanto, a
divisão dos capítulos dos livros para saber o que trabalhar era a produção de currículo,
e esse entendimento, segundo o professor, se deve ao fato de que no Brasil não
se discute nos cursos de formação a construção de currículo, com exceção do
curso de Pedagogia.
O profª continuou fazendo uma
reflexão sobre a elaboração da BNCC. Ele menciona que em setembro de 2015 foi
publicada a 1ª versão da BNCC, que teve um processo de elaboração coletiva, com
discussões e uma grande participação da sociedade. Essa versão ficou até março
de 2016 em consulta pública e em maio de 2016 foi entregue ao Conselho Nacional
da Educação, que, segundo o profº, rasgou essa versão inicial e produziu uma
nova versão, onde a Base foi colocada com um caráter normativo, diferente dos
antigos PCNs, que eram apenas parâmetros, e ainda traz uma novidade- as
competências sócio emocionais, em que os docentes tem que dar conta das
questões sócio emocionais dos alunos.
O profº segue fazendo uma
análise da BNCC, agora respondendo a algumas perguntas feitas pelos participantes
do evento. A professora Silvana Mª Lima fez o seguinte questionamento: “Qual a
melhor forma para adaptar a BNCC nos dias atuais ao ensino remoto e ou híbrido?”
O professor começou sua
resposta dizendo que estava ali muito mais pra causar problemas do que pra
oferecer soluções para a Base. Para ele, a BNCC é um documento ao qual ele
refuta e tem muitas restrições. E faz o questionamento? “Qual a relação da BNCC
com o ensino remoto?” No seu entendimento a BNCC chega como um enquadramento, sendo
que no ensino presencial pode não ser tão efetivo porque as pessoas não tem muito
o controle da ação do professor já que quem assiste às aulas são apenas os
alunos. Já no ensino remoto, como as aulas podem ser gravadas ela se adapta
muito bem.
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Referências:
UESPI OFICIAL. Abertura e Palestra: "BNCC- Histórico, concepções e implicações
na formação docente". Youtube. 19 nov. de 2020. 1 vídeo (1h 47min 40).
Produzido pela UESPI, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXCRLSeNsZ0&feature=youtu.be Acesso em: 05 de fev. 2021.
Muito bom! Parabéns .
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