Ata da 3ª reunião do Pibid/2020 Projeto Pedagogia Alfabetização, campus Clóvis Moura

 

Ata da 3ª reunião do Pibid/2020

Projeto Pedagogia Alfabetização, campus Clóvis Moura

 

 

Aos nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte (09/12/2020), às 9h da manhã, reuniram-se, virtualmente, os membros do Pibid Pedagogia Alfabetização, campus Clóvis Moura para discussão da seguinte pauta: Tempestade mental: O que é docência?  O que é ser professor? 2- Contexto das escolas no ensino remoto: visão dos supervisores. 3- Encaminhamentos. A professora orientadora Isabel Cristina da Silva Fontineles iniciou a reunião dando boas vindas a todos e pediu que os participantes mostrassem o seu entendimento sobre O que é docência e  O que é ser professor.  A supervisora Ayla Alves iniciou sua fala dizendo que a docência é uma missão que devemos exercer com o objetivo de ajudar outras pessoas a crescerem e contribuir com a transformação da realidade das pessoas para melhor. A supervisora Mª Lúcia complementou dizendo que a docência deve ser exercida com compromisso e os licenciandos devem aproveitar o momento de formação acadêmica para se apropriarem de todos os conhecimentos disponibilizados pela a academia para chegarem às escolas preparados para exercer a docência de forma dinâmica e inovadora, sempre com o espírito aberto a novos saberes. O pibidiano Iderlândio enfatizou que o que lhe fez escolher o curso de formação de professores foi a convivência com crianças com dificuldades de aprendizagem, isso despertou no mesmo a vontade de ajudá-las.  Outra pibidiana que deu o seu depoimento foi a licencianda Kelly, que afirmou que pra exercer a docência é preciso ter o desejo de mudança e que quando cada um faz a sua parte a transformação acontece. A professora Isabel Cristina aprofundou o tema falando de alguns autores que tratam sobre o trabalho docente como Paulo Freire, Tardif, Selma P. Garrido. A supervisora Ayla Alves deu  continuidade à pauta fazendo uma apresentação da escola onde trabalha, a escola Mario Covas. Disse que é uma escola que funciona em tempo integral e falou também de sua prática antes e durante a pandemia, mostrou o exemplo de um planejamento, falou do acompanhamento dos alunos pelo grupo de whatsaap. A supervisora Mª Lúcia deu continuidade falando como exerce sua prática durante ensino remoto, falou das dificuldades dos professores em ensinar sem estarem preparados para o ensino remoto, das dificuldades dos alunos sem internet e sem aparelho celular adequado. Falou que o seu planejamento acontece a partir das habilidades que recebe da SEMEC, que os alunos assistem aulas pela TV todos os dias, aulas gravadas por um grupo de professores da rede, depois assistem a vídeos complementares (gravados por cada profº ou pesquisado no youtube) e fazem as atividades planejadas por seus professores, depois postam a foto das atividades respondidas nos grupos de whatsaap ou na plataforma online (algumas escolas usam) para o professor acompanhar o desempenho do aluno. Finalizando a reunião, a profª Isabel Cristina pediu que as supervisoras façam uma reunião com o seu grupo de alunos para planejarem uma aula remota com a  participação dos pibidianos. Por fim, alguns alunos fizeram questionamentos sobre dúvidas com relação ao projeto sendo respondidos pela profª Isabel Cristina e às 11h20min foi encerrado este importante momento de discussão sobre o Projeto Pibid. Não havendo mais nada a tratar, eu, Maria Lúcia de Moura Oliveira, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por todos os participantes. Teresina, 09 de dezembro de 2020.

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