Relatório referente à palestra “BNCC- Histórico, concepções e implicações na formação docente”

 

Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Mª Lúcia de M Oliveira - Supervisora E. M. Lunalva Costa

Teresina, 05 de fevereiro de 2021

 

Relatório referente à palestra de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica, com o tema “BNCC- Histórico, concepções e implicações na formação docente”

 

     A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu no dia 19 de Novembro de 2020, a partir das 10h da manhã, através do Google Meet, a palestra “BNCC- Histórico, concepções e implicações na formação docente”, conduzida pelo profº Me. Nilson Cardoso (FORPIBID), direcionada a alunos e professores engajados com os programas PIBID e Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí. A palestra iniciou com a fala da pro reitora da Preg – Profª doutora Nayana Pinheiro Machado, que desejou sucesso a todos os participantes, seguida pela fala da Profª  doutora Márcia Ediene -coordenadora do PIBID UESPI), e .posteriormente pela profª Shirlei Alves- coordenadora do programa Residência Pedagógica, que afirmou ser aquele evento um importante momento de formação de professores.  

     Após a fala das professoras citadas, o professor Nilson Cardoso iniciou sua palestra se solidarizando com as famílias que perderam entes queridos neste momento difícil da nossa história, o momento da pandemia. Falou de alguns acontecimentos que se afloraram mais ainda com a pandemia, é o caso das fake news na educação que ganharam uma proporção muito grande neste momento e com isso houve a retomada de uma idéia que imaginávamos ter superado - a idéia de que no campo da docência é requerido de todos nós professores uma falsa neutralidade, o que, segundo ele, é incompatível com a atuação docente, pois somos sujeitos subjetivos e a subjetividade é inerente a nossa prática, embora precisamos nos distanciar de algumas concepções individuais.

O professor continuou sua fala fazendo uma reflexão sobre o cenário que vivemos atualmente no Brasil. No ponto de vista educacional, temos na política desde 2016 uma dubiedade, temos um discurso liberal e um discurso conservador, embora dentro do mesmo campo, eles se embalam, “temos uma pauta hora do moralismo na educação hora a liberação do Estado sobre a obrigação como direito social, a partir daí temos em 2016 a reforma do Ensino Médio, que acontece sem nenhum diálogo com o setor educacional e a publicação de uma base curricular diferente de tudo que vinha sendo construído”.

Após a reflexão sobre o atual cenário da educação no Brasil, o professor faz um questionamento: “a BNCC é um discurso uníssono?”  E ele responde que não, embora o governo a coloque como algo muito progressista, que vai promover mudanças, ela vem com um discurso de conteúdos mínimos, que vai garantir uma parte diversificada.  Segundo o palestrante, alguns pesquisadores da área dizem que a BNCC vem como uma imposição aos professores, que traz a possibilidade da diminuição da autonomia dos mesmos, pois a forma como foi colocada atende a interesses privados.

De acordo com o professor, a necessidade da BNCC surge a partir de críticas de alguns professores de que no Brasil não havia uma orientação clara de como produzir currículo. O currículo era organizado pelos professores observando os conteúdos dos livros e posteriormente observando as matrizes do ENEM, SAEB, Provinha Brasil e vários outros exames, com o entendimento de que currículo é conteúdo, portanto, a divisão dos capítulos dos livros para saber o que trabalhar era a produção de currículo, e esse entendimento, segundo o professor, se deve ao fato de que no Brasil não se discute nos cursos de formação a construção de currículo, com exceção do curso de Pedagogia. 

           O profª continuou fazendo uma reflexão sobre a elaboração da BNCC. Ele menciona que em setembro de 2015 foi publicada a 1ª versão da BNCC, que teve um processo de elaboração coletiva, com discussões e uma grande participação da sociedade. Essa versão ficou até março de 2016 em consulta pública e em maio de 2016 foi entregue ao Conselho Nacional da Educação, que, segundo o profº, rasgou essa versão inicial e produziu uma nova versão, onde a Base foi colocada com um caráter normativo, diferente dos antigos PCNs, que eram apenas parâmetros, e ainda traz uma novidade- as competências sócio emocionais, em que os docentes tem que dar conta das questões sócio emocionais dos alunos.

O profº segue fazendo uma análise da BNCC, agora respondendo a algumas perguntas feitas pelos participantes do evento. A professora Silvana Mª Lima fez o seguinte questionamento: “Qual a melhor forma para adaptar a BNCC nos dias atuais ao ensino remoto e ou híbrido?”

O professor começou sua resposta dizendo que estava ali muito mais pra causar problemas do que pra oferecer soluções para a Base. Para ele, a BNCC é um documento ao qual ele refuta e tem muitas restrições. E faz o questionamento? “Qual a relação da BNCC com o ensino remoto?” No seu entendimento a BNCC chega como um enquadramento, sendo que no ensino presencial pode não ser tão efetivo porque as pessoas não tem muito o controle da ação do professor já que quem assiste às aulas são apenas os alunos. Já no ensino remoto, como as aulas podem ser gravadas ela se adapta muito bem.

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Referências:

UESPI OFICIAL. Abertura e Palestra: "BNCC- Histórico, concepções e implicações na formação docente". Youtube. 19 nov. de 2020. 1 vídeo (1h 47min 40). Produzido pela UESPI, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXCRLSeNsZ0&feature=youtu.be Acesso em: 05 de fev. 2021.

 

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