Ata da 3ª reunião do Pibid/2020 Projeto Pedagogia Alfabetização, campus Clóvis Moura
Ata da 3ª reunião
do Pibid/2020
Projeto Pedagogia
Alfabetização, campus Clóvis Moura
Aos
nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte (09/12/2020), às 9h da
manhã, reuniram-se, virtualmente, os membros do Pibid Pedagogia Alfabetização,
campus Clóvis Moura para discussão da seguinte pauta: Tempestade mental: O que
é docência? O que é ser professor? 2-
Contexto das escolas no ensino remoto: visão dos supervisores. 3-
Encaminhamentos. A professora orientadora Isabel Cristina da Silva Fontineles
iniciou a reunião dando boas vindas a todos e pediu que os participantes
mostrassem o seu entendimento sobre O que é docência e O que é ser professor. A supervisora Ayla Alves iniciou sua fala
dizendo que a docência é uma missão que devemos exercer com o objetivo de
ajudar outras pessoas a crescerem e contribuir com a transformação da realidade
das pessoas para melhor. A supervisora Mª Lúcia complementou dizendo que a
docência deve ser exercida com compromisso e os licenciandos devem aproveitar o
momento de formação acadêmica para se apropriarem de todos os conhecimentos disponibilizados
pela a academia para chegarem às escolas preparados para exercer a docência de
forma dinâmica e inovadora, sempre com o espírito aberto a novos saberes. O
pibidiano Iderlândio enfatizou que o que lhe fez escolher o curso de formação
de professores foi a convivência com crianças com dificuldades de aprendizagem,
isso despertou no mesmo a vontade de ajudá-las.
Outra pibidiana que deu o seu depoimento foi a licencianda Kelly, que
afirmou que pra exercer a docência é preciso ter o desejo de mudança e que quando
cada um faz a sua parte a transformação acontece. A professora Isabel Cristina aprofundou
o tema falando de alguns autores que tratam sobre o trabalho docente como Paulo Freire, Tardif, Selma P. Garrido. A
supervisora Ayla Alves deu continuidade à
pauta fazendo uma apresentação da escola onde trabalha, a escola Mario Covas.
Disse que é uma escola que funciona em tempo integral e falou também de sua
prática antes e durante a pandemia, mostrou o exemplo de um planejamento, falou
do acompanhamento dos alunos pelo grupo de whatsaap. A supervisora Mª Lúcia deu
continuidade falando como exerce sua prática durante ensino remoto, falou das
dificuldades dos professores em ensinar sem estarem preparados para o ensino
remoto, das dificuldades dos alunos sem internet e sem aparelho celular
adequado. Falou que o seu planejamento acontece a partir das habilidades que
recebe da SEMEC, que os alunos assistem aulas pela TV todos os dias, aulas gravadas
por um grupo de professores da rede, depois assistem a vídeos complementares (gravados
por cada profº ou pesquisado no youtube) e fazem as atividades planejadas por
seus professores, depois postam a foto das atividades respondidas nos grupos de
whatsaap ou na plataforma online (algumas escolas usam) para o professor acompanhar
o desempenho do aluno. Finalizando a reunião, a profª Isabel Cristina pediu que
as supervisoras façam uma reunião com o seu grupo de alunos para planejarem uma
aula remota com a participação dos
pibidianos. Por fim, alguns alunos fizeram questionamentos sobre dúvidas com relação
ao projeto sendo respondidos pela profª Isabel Cristina e às 11h20min foi
encerrado este importante momento de discussão sobre o Projeto Pibid. Não
havendo mais nada a tratar, eu, Maria Lúcia de Moura Oliveira, lavrei a presente
ata, que após lida e aprovada será assinada por todos os participantes.
Teresina, 09 de dezembro de 2020.
Parabéns!
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