Projeto Não ao preconceito racial

 

SUBPROJETO DE PEDAGOGIA- ALFABETIZAÇÃO

CAMPUS CLÓVIS MOURA 2020-2022

 

Identificação

 

Nome e sigla da IES: Universidade Estadual do Piauí – (UESPI)

Curso de Licenciatura: Pedagogia

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades: 2º ano ensino fundamental

Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades: E. M. Lunalva Costa

Nome do Coordenador de Área: Profª Drª. Isabel Fontinele

Nome do Supervisor: Maria Lúcia de Moura Oliveira

 

Projeto Não ao preconceito racial


A questão racial é conteúdo obrigatório no currículo escolar. A Lei 10.639, de

2003, determinou a inclusão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras no Ensino Fundamental e Médio. E a lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Portanto, é importante que os pibidianos, como futuros professores, tenham experiência de como podem incluir essa temática no currículo a ser trabalhado por eles futuramente.  

 

Neste sentido, justifica-se o Projeto Não ao preconceito racial para que os futuros docentes compreendam que o preconceito e a discriminação racial estão presentes no dia a dia do brasileiro e que é preciso serem combatidos. São constantes os relatos de violência e de discriminação vivenciados por negros. Esta é uma questão que deve ser combatida por toda a sociedade e a escola como instituição responsável por formar pessoas deve assumir sua responsabilidade na luta contra o preconceito e a discriminação racial dando oportunidade a sua clientela de conhecer a cultura afro e entender que ela faz parte da cultura brasileira. Portanto, precisa ensinar desde os primeiros anos escolares a importância do respeito às diferenças e a valorização da cultura negra e é o que este projeto se propõe a fazer na semana da consciência negra, desenvolvendo atividades conduzidas pelos pibidianos para que as crianças reflitam sobre essa temática.

Objetivo geral:

Compreender que o professor precisa refletir sobre a intolerância e o preconceito racial procurando despertar em seus alunos a consciência da importância do negro para o Brasil e dos malefícios do racismo para a sociedade.

Objetivos específicos:

·         Entender as consequências do Racismo para o povo negro no Brasil e no mundo;

·         Refletir sobre o engajamento pessoal nessa luta contra o racismo e o empoderamento do povo negro;

·         Combater dentro e fora do espaço escolar atitudes preconceituosas e discriminatórias.

 

Metodologia

Como ainda estamos na pandemia, será realizada uma reunião pelo Google Meet com os pididianos e compartilhadas as orientações do Projeto Não ao Preconceito racial. Segue as orientações:

A turma será dividida em grupos de quatro alunos;

Os pibidianos devem orientar as quatro crianças a gravar um vídeo cada uma fazendo uma das atividades sugeridas a seguir ou outra que enfatize o combate ao racismo: 

- relatar se já sofreu algum preconceito racial;

- relatar se já presenciou algum preconceito racial;

- declamar poema com mensagem contra o racismo;

- fazer cartaz com uma mensagem contra o racismo;

- Ilustração com frases contra o racismo;

- Pesquisar figuras negras que se destacaram e fazer a apresentação destas figuras.

Serão elaboradas atividades sobre preconceito racial nas disciplinas de Português,

Arte, E. Religioso e História e postadas na plataforma Mobieduca-me. Dentre as atividades estão: Interpretação de texto sobre preconceito racial; contação da história Menina Bonita do Laço de Fitas, ilustração dos personagens desta história, produção de bonecos negros, pesquisas sobre o continente africano, vídeos com mensagens antirracista, etc.

 Será postado ainda o vídeo “Nenhuma criança nasce racista”, https://youtu.be/qmYucZKoxQA para sensibilizar crianças e familiares e gravado pela professora e postado no grupo da turma um vídeo explicando o projeto, em seguida, os pibidianos deverão entrar em contato com as famílias/crianças para repassar as orientações sobre as atividades.

 

Cronograma

Reunião virtual para orientação do grupo sobre as ações do projeto (12/11/2021)

Postagem de vídeos no grupo da turma pela professora explicando o projeto (12/11/2021)

Pesquisa de material pelos pididianos, (12 a 15/11/2021);

Contato com as famílias/crianças para repassar as orientações (16 /11/2021);

Gravação de vídeo pelos alunos sob a orientação dos pibidianos (16 a 20/11/2021);

Realização de atividades dos componentes curriculares citados acima e postadas na plataforma Mobieduca-me (16/ a 20/11/2021);

Socialização do projeto no grupo da turma, quando todas as crianças devem postar um vídeo apresentando os seus trabalhos (20/11/2021)

 

Coordenação de área:

Isabel Cristina da Silva Fontineles

 

            Professora Supervisora:

Maria Lúcia de Moura Oliveira

 

Pibidianos:

Bernardo Freitas de Oliveira

Izabela Maria da Silva Sousa

Wesley Nataniel Batista da Silva

Talita pereira Gomes

Thalia Yarítza Paulo Barroso Nascimento

Maria Carla Marques de Sousa

Valdenira Valdete Machado dos Santos

Laila Lopes Araujo

Ythyara Kelly Albuquerque Jales da Paz.

 

Referências

BENTO, Maria Aparecida S.. Cidadania em preto e branco. São Paulo; Ática, 2006.

MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2005.

MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo – Histórias, Línguas, culturas e civilizações. São Paulo; Global Editora, 2009.

QUEBRANDO O TABU. Você sabe o que é racismo? 3 de set 2018. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/dU-hqu7aqj4. Acesso novembro 2021


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