Projeto Não ao preconceito racial
SUBPROJETO DE PEDAGOGIA-
ALFABETIZAÇÃO
CAMPUS CLÓVIS MOURA
2020-2022
Identificação
Nome e sigla da IES: Universidade
Estadual do Piauí – (UESPI)
Curso de Licenciatura: Pedagogia
Séries/Anos e Etapa da educação
Básica nas quais desenvolveu atividades: 2º ano ensino fundamental
Escola(s)-Campo onde desenvolveu as
atividades: E.
M. Lunalva Costa
Nome do Coordenador de Área: Profª
Drª. Isabel Fontinele
Nome do Supervisor: Maria Lúcia de Moura Oliveira
Projeto Não ao
preconceito racial
A questão
racial é conteúdo obrigatório no currículo escolar. A Lei 10.639, de
2003,
determinou a inclusão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras no
Ensino Fundamental e Médio. E a lei passou a valer para todos os níveis da
Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais. Portanto, é importante que os pibidianos,
como futuros professores, tenham experiência de como podem incluir essa
temática no currículo a ser trabalhado por eles futuramente.
Neste sentido, justifica-se o Projeto Não ao preconceito racial para que os futuros docentes compreendam que o preconceito e a discriminação racial estão presentes no dia a dia do brasileiro e que é preciso serem combatidos. São constantes os relatos de violência e de discriminação vivenciados por negros. Esta é uma questão que deve ser combatida por toda a sociedade e a escola como instituição responsável por formar pessoas deve assumir sua responsabilidade na luta contra o preconceito e a discriminação racial dando oportunidade a sua clientela de conhecer a cultura afro e entender que ela faz parte da cultura brasileira. Portanto, precisa ensinar desde os primeiros anos escolares a importância do respeito às diferenças e a valorização da cultura negra e é o que este projeto se propõe a fazer na semana da consciência negra, desenvolvendo atividades conduzidas pelos pibidianos para que as crianças reflitam sobre essa temática.
Objetivo
geral:
Compreender que o professor precisa refletir sobre a intolerância e o
preconceito racial procurando despertar em seus alunos a consciência da
importância do negro para o Brasil e dos malefícios do racismo para a
sociedade.
Objetivos
específicos:
·
Entender as consequências do Racismo para
o povo negro no Brasil e no mundo;
·
Refletir sobre o engajamento pessoal nessa
luta contra o racismo e o empoderamento do povo negro;
·
Combater dentro e fora do espaço escolar
atitudes preconceituosas e discriminatórias.
Metodologia
Como ainda estamos na pandemia,
será realizada uma reunião pelo Google Meet com os pididianos e compartilhadas
as orientações do Projeto Não ao Preconceito racial. Segue as orientações:
A turma será dividida em
grupos de quatro alunos;
- relatar se já sofreu algum preconceito racial;
- relatar se já presenciou algum preconceito racial;
- declamar poema com mensagem contra o racismo;
- fazer cartaz com uma mensagem contra o racismo;
- Ilustração com frases contra o racismo;
- Pesquisar figuras
negras que se destacaram e fazer a apresentação destas figuras.
Serão elaboradas
atividades sobre preconceito racial nas disciplinas de Português,
Arte,
E. Religioso e História e postadas na plataforma Mobieduca-me. Dentre as
atividades estão: Interpretação de texto sobre preconceito racial; contação da
história Menina Bonita do Laço de Fitas, ilustração dos personagens desta
história, produção de bonecos negros, pesquisas sobre o continente africano,
vídeos com mensagens antirracista, etc.
Será postado ainda o vídeo “Nenhuma criança
nasce racista”, https://youtu.be/qmYucZKoxQA
para sensibilizar crianças e familiares e gravado pela professora e postado no
grupo da turma um vídeo explicando o projeto, em seguida, os pibidianos deverão
entrar em contato com as famílias/crianças para repassar as orientações sobre
as atividades.
Cronograma
Reunião
virtual para orientação do grupo sobre as ações do projeto (12/11/2021)
Postagem
de vídeos no grupo da turma pela professora explicando o projeto (12/11/2021)
Pesquisa
de material pelos pididianos, (12 a 15/11/2021);
Contato
com as famílias/crianças para repassar as orientações (16 /11/2021);
Gravação
de vídeo pelos alunos sob a orientação dos pibidianos (16 a 20/11/2021);
Realização
de atividades dos componentes curriculares citados acima e postadas na
plataforma Mobieduca-me (16/ a 20/11/2021);
Socialização
do projeto no grupo da turma, quando todas as crianças devem postar um vídeo
apresentando os seus trabalhos (20/11/2021)
Coordenação
de área:
Isabel Cristina da Silva
Fontineles
Professora Supervisora:
Maria Lúcia de Moura
Oliveira
Pibidianos:
Bernardo Freitas de
Oliveira
Izabela Maria da Silva
Sousa
Wesley Nataniel Batista
da Silva
Talita pereira Gomes
Thalia Yarítza Paulo
Barroso Nascimento
Maria Carla Marques de
Sousa
Valdenira Valdete Machado
dos Santos
Laila Lopes Araujo
Ythyara Kelly Albuquerque
Jales da Paz.
Referências
BENTO, Maria Aparecida
S.. Cidadania em preto e branco. São Paulo; Ática, 2006.
MACHADO, Ana Maria.
Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.
Ministério da Educação.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e
para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília:
outubro de 2005.
MUNANGA, Kabengele.
Origens africanas do Brasil contemporâneo – Histórias, Línguas, culturas e
civilizações. São Paulo; Global Editora, 2009.
QUEBRANDO O TABU. Você
sabe o que é racismo? 3 de set 2018. Youtube. Disponível em:
https://youtu.be/dU-hqu7aqj4. Acesso novembro 2021
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