Projeto confeccionando brinquedos

 

SUBPROJETO DE PEDAGOGIA- ALFABETIZAÇÃO

CAMPUS CLÓVIS MOURA 2020-2022

 

Identificação

 

Nome e sigla da IES: Universidade Estadual do Piauí – (UESPI)

Curso de Licenciatura: Pedagogia

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades: 2º ano ensino fundamental

Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades: E. M. Lunalva Costa

Nome do Coordenador de Área: Profª Drª. Isabel Fontinele

Nome do Supervisor: Maria Lúcia de Moura Oliveira

 

Projeto Confeccionando Brinquedos

 

 “... a criança envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo.”

Vygotsky (2007, p. 109)

 

Segundo Vygotsky, a brincadeira é o momento em que a criança experimenta um mundo de possibilidades, tem a liberdade para fazer o que ela não pode fazer no mundo real. Usando a imaginação e vivenciando a experiência do brincar ela desenvolve sua autonomia e organiza suas emoções. Diante de tamanha importância para o desenvolvimento da criança todo educador deve usar a brincadeira na sua prática pedagógica como aliada do processo educativo. Por isso, é importante que os pibidianos, como professores em processo de formação tenham experiências de como essas vivências do brincar podem fazer parte do dia a dia da criança.

Por isso, o Projeto Confeccionando Brinquedos foi pensado para que os pibidianos vivenciem e compreendam como é possível inserir o brinquedo no processo educativo. Portanto, serão orientados a pesquisar e disponibilizar para as crianças brinquedos que podem ser facilmente confeccionados e sem envolver gastos, como brinquedos usando garrafas pet, papelão, madeira, embalagens de papel higiênico, plástico, embalagens de lata,  barbantes, etc, tendo em vista as condições econômicas das crianças e o momento de crise que vivemos atualmente.

O projeto será executado no mês das crianças, mês de outubro, e socializado no início de novembro com o objetivo de alcançar todas as crianças que estão participando neste momento das aulas online. Além de motivar as crianças a produzir os próprios brinquedos, no vídeo de apresentação do projeto será feita uma reflexão sobre a importância do brincar para a criança e sobre os benefícios de priorizar brinquedos mais simples feitos pela própria criança e que possam fazer uso ao ar livre, ao invés do celular e computador.

 

Objetivo geral:

Encarar a ludicidade como um fator motivador e facilitador da aprendizagem, cognitiva, afetiva, social e psicomotora dos educandos.

 

Objetivos específicos:

·         Contribuir para que a brincadeira se transforme em espaço privilegiado de aprendizagem;

·         Entender que é possível a construção de brinquedos com sucatas;

·         Proporcionar oportunidade para que a criança possa confeccionar os próprios brinquedos;

·         Entender que ao fazer uso do brinquedo a criança desenvolve a imaginação e pode realizar desejos não realizáveis no seu mundo real.

 

Metodologia

Como ainda estamos na pandemia, será realizada uma reunião online com os pididianos e compartilhadas as orientações do Projeto Confeccionando Brinquedos. Segue as orientações:

      Cada pibidiano deverá pesquisar brinquedos e repassar a imagem e a orientação de como as crianças podem fazer;

      Os brinquedos devem ser simples que não envolvam gastos;

      As crianças devem confeccionar um brinquedo por semana até o dia da socialização do projeto;

      Os alunos serão divididos em grupos de 4 e cada pibidiano vai orientar um grupo;

      A supervisora vai gravar um vídeo explicando o projeto e postar no grupo da turma;

      Como ainda estamos com o ensino remoto, cada pibidiano deve entrar em contato com as 4 crianças e se apresentar;

      No primeiro momento a orientação é de que o contato seja individual, depois o pibidiano decide juntamente com as famílias/criança se as orientações podem ser através de vídeo chamada, em grupo, da melhor forma para as famílias;

       Cada pibidiano deve orientar a criança a guardar os brinquedos confeccionados para a socialização do projeto no grupo da turma;

      As crianças devem ser orientadas a gravar um vídeo explicando como confeccionaram e como usam os brinquedos e postar no grupo da turma no dia da socialização. O vídeo deve ter no máximo 1minuto e meio.

      Quando o pibidiano decidir qual o brinquedo irá confeccionar com seu grupo deve compartilhar com os outros pibidianos no grupo do Pibid para que os brinquedos não fiquem muito repetidos.

      A orientação deve ser repassada até as terças-feiras de cada semana para que a criança tenha tempo para produzir até quinta-feira e postar na plataforma Mobieduca-me na aula de Arte da semana;

      Caso o pibidiano tenha dúvidas sobre o grau de dificuldade do brinquedo deve entrar em contato com a supervisora.

 

Cronograma

Reunião virtual para orientação do grupo sobre as ações do projeto (08/10/2021)

Postagem de vídeos no grupo da turma pela professora explicando o projeto (08/10/2021)

Pesquisa de material pelos pididianos, contato com as famílias/crianças para repassar as orientações - de sexta a terça-feira da semana seguinte (08/10 a 04/11/2021);

Postagem da foto do brinquedo produzido de cada semana na plataforma – às quintas-feiras (14/10 a 04/11/2021)

Socialização do projeto no grupo da turma, quando todas as crianças devem postar um vídeo apresentando os seus brinquedos e explicando como fizeram e como brincam com os brinquedos. (04/11/2021)

 

Coordenação de área:

Isabel Cristina da Silva Fontineles

 

            Professora Supervisora:

Maria Lúcia de Moura Oliveira

 

Pibidianos:

Bernardo Freitas de Oliveira

Izabela Maria da Silva Sousa

Wesley Nataniel Batista da Silva

Talita pereira Gomes

Thalia Yarítza Paulo Barroso Nascimento

Maria Carla Marques de Sousa

Valdenira Valdete Machado dos Santos

Laila Lopes Araujo

Ythyara Kelly Albuquerque Jales da Paz.

 

Referência

 

BENJAMIN, Walter. Reflexões; a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: ed. 34, 2004.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. In: COLE, Michael; JOHNSTEINER, Vera; SCRIBNER, Sylvia e SOUBERMAN, Ellen. (orgs). Trad. José CipollaNeto, Luiz Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Disponível em: http://www.painelcriativo.com.br/2013/08/26/como-fazer-brinquedo-vai-e-vem-com-garrafa-pet/ Acesso em: outubro/2021

Comentários

Postagens mais visitadas