Projeto confeccionando brinquedos
SUBPROJETO DE PEDAGOGIA-
ALFABETIZAÇÃO
CAMPUS CLÓVIS MOURA
2020-2022
Identificação
Nome e sigla da IES: Universidade
Estadual do Piauí – (UESPI)
Curso de Licenciatura: Pedagogia
Séries/Anos e Etapa da educação
Básica nas quais desenvolveu atividades: 2º ano ensino fundamental
Escola(s)-Campo onde desenvolveu as
atividades: E.
M. Lunalva Costa
Nome do Coordenador de Área: Profª
Drª. Isabel Fontinele
Nome do Supervisor: Maria Lúcia de Moura Oliveira
Projeto Confeccionando
Brinquedos
“... a criança envolve-se num mundo
ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e
esse mundo é o que chamamos de brinquedo.”
Vygotsky
(2007, p. 109)
Segundo
Vygotsky, a brincadeira é o momento em que a criança experimenta um mundo de
possibilidades, tem a liberdade para fazer o que ela não pode fazer no mundo
real. Usando a imaginação e vivenciando a experiência do brincar ela desenvolve
sua autonomia e organiza suas emoções. Diante de tamanha importância para o
desenvolvimento da criança todo educador deve usar a brincadeira na sua prática
pedagógica como aliada do processo educativo. Por isso, é importante que os
pibidianos, como professores em processo de formação tenham experiências de
como essas vivências do brincar podem fazer parte do dia a dia da criança.
Por isso, o Projeto Confeccionando Brinquedos foi pensado para que os pibidianos vivenciem e compreendam como é possível inserir o brinquedo no processo educativo. Portanto, serão orientados a pesquisar e disponibilizar para as crianças brinquedos que podem ser facilmente confeccionados e sem envolver gastos, como brinquedos usando garrafas pet, papelão, madeira, embalagens de papel higiênico, plástico, embalagens de lata, barbantes, etc, tendo em vista as condições econômicas das crianças e o momento de crise que vivemos atualmente.
O projeto será executado no mês das crianças, mês de outubro, e
socializado no início de novembro com o objetivo de alcançar todas as crianças
que estão participando neste momento das aulas online. Além de motivar as
crianças a produzir os próprios brinquedos, no vídeo de apresentação do projeto
será feita uma reflexão sobre a importância do brincar para a criança e sobre os
benefícios de priorizar brinquedos mais simples feitos pela própria criança e
que possam fazer uso ao ar livre, ao invés do celular e computador.
Objetivo
geral:
Encarar a ludicidade como
um fator motivador e facilitador da aprendizagem, cognitiva, afetiva, social e
psicomotora dos educandos.
Objetivos
específicos:
·
Contribuir para que a brincadeira se
transforme em espaço privilegiado de aprendizagem;
·
Entender que é possível a construção de
brinquedos com sucatas;
·
Proporcionar oportunidade para que a
criança possa confeccionar os próprios brinquedos;
·
Entender que ao fazer uso do brinquedo a
criança desenvolve a imaginação e pode realizar desejos não realizáveis no seu
mundo real.
Metodologia
Como ainda estamos na pandemia, será realizada uma
reunião online com os pididianos e compartilhadas as orientações do Projeto
Confeccionando Brinquedos. Segue as orientações:
•
Cada pibidiano deverá pesquisar brinquedos
e repassar a imagem e a orientação de como as crianças podem fazer;
•
Os brinquedos devem ser simples que não
envolvam gastos;
•
As crianças devem confeccionar um
brinquedo por semana até o dia da socialização do projeto;
•
Os alunos serão divididos em grupos de 4 e
cada pibidiano vai orientar um grupo;
•
A supervisora vai gravar um vídeo explicando
o projeto e postar no grupo da turma;
•
Como ainda estamos com o ensino remoto, cada
pibidiano deve entrar em contato com as 4 crianças e se apresentar;
•
No primeiro momento a orientação é de que
o contato seja individual, depois o pibidiano decide juntamente com as
famílias/criança se as orientações podem ser através de vídeo chamada, em
grupo, da melhor forma para as famílias;
•
Cada
pibidiano deve orientar a criança a guardar os brinquedos confeccionados para a
socialização do projeto no grupo da turma;
•
As crianças devem ser orientadas a gravar
um vídeo explicando como confeccionaram e como usam os brinquedos e postar no
grupo da turma no dia da socialização. O vídeo deve ter no máximo 1minuto e
meio.
•
Quando o pibidiano decidir qual o
brinquedo irá confeccionar com seu grupo deve compartilhar com os outros
pibidianos no grupo do Pibid para que os brinquedos não fiquem muito repetidos.
•
A orientação deve ser repassada até as terças-feiras
de cada semana para que a criança tenha tempo para produzir até quinta-feira e
postar na plataforma Mobieduca-me na aula de Arte da semana;
•
Caso o pibidiano tenha dúvidas sobre o
grau de dificuldade do brinquedo deve entrar em contato com a supervisora.
Cronograma
Reunião
virtual para orientação do grupo sobre as ações do projeto (08/10/2021)
Postagem
de vídeos no grupo da turma pela professora explicando o projeto (08/10/2021)
Pesquisa
de material pelos pididianos, contato com as famílias/crianças para repassar as
orientações - de sexta a terça-feira da semana seguinte (08/10 a 04/11/2021);
Postagem
da foto do brinquedo produzido de cada semana na plataforma – às quintas-feiras
(14/10 a 04/11/2021)
Socialização
do projeto no grupo da turma, quando todas as crianças devem postar um vídeo
apresentando os seus brinquedos e explicando como fizeram e como brincam com os
brinquedos. (04/11/2021)
Coordenação
de área:
Isabel Cristina da Silva
Fontineles
Professora Supervisora:
Maria Lúcia de Moura
Oliveira
Pibidianos:
Bernardo Freitas de
Oliveira
Izabela Maria da Silva
Sousa
Wesley Nataniel Batista
da Silva
Talita pereira Gomes
Thalia Yarítza Paulo
Barroso Nascimento
Maria Carla Marques de Sousa
Valdenira Valdete Machado
dos Santos
Laila Lopes Araujo
Ythyara Kelly Albuquerque
Jales da Paz.
Referência
BENJAMIN, Walter.
Reflexões; a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: ed. 34, 2004.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e
cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010
VYGOTSKY, L. S. A
formação social da mente. 7 ed. In: COLE, Michael; JOHNSTEINER, Vera; SCRIBNER,
Sylvia e SOUBERMAN, Ellen. (orgs). Trad. José CipollaNeto, Luiz Silveira Menna
Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Disponível em:
http://www.painelcriativo.com.br/2013/08/26/como-fazer-brinquedo-vai-e-vem-com-garrafa-pet/
Acesso em: outubro/2021
Comentários
Postar um comentário