FORMAÇÃO NO PIBID E AS CONCEPÇÃO DE GÊNERO NO PCN E BNCC


No dia 10 de Novembro de 2021 às 14h a UESPI/ Campus Clóvis Moura através do PIBID Pedagogia, deu início a formação “Gêneros no ensino fundamental menor e estudo comparativo entre BNCC e às PCNs de Língua Portuguesa”, sob a coordenação da docente  Isabel Fontineles deu início a reunião apresentando sua ex-aluna Mirian Queiroz Lima para discorrer o referido tema.

Mirian iniciou sua fala afirmando que verbal só é possível por algum gênero textual e as investigações a respeito da questão dos gêneros textuais conquistaram considerável espaço não somente na pesquisa linguística, como também no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em se tratando do seu espaço no meio linguístico e na aprendizagem, expondo suas características. Essas, portanto, são determinadas historicamente e caracterizadas por três elementos: Conteúdo temático, construção composicional e estilo.

Sendo assim, foi explicado que o gênero em definição de acordo com o PCN , trás a adequação do gênero textual para cada série atendendo ao pedido e mantendo a sua importância, tanto para produção como para compreensão do mesmo. Tendo como objetivo ler e produzir textos, considerando o leitor e o objeto da mensagem, com intuito de identificar o gênero. Transcorreu os gêneros de acordo com a linguagem oral e escrita. E citou os gêneros sugeridos na bncc do 3º ao 5º ano. Ademais, os gêneros textuais são determinados historicamente, constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura. São caracterizados por três elementos: 

Para mais, o conteúdo relativo a gêneros textuais deve se adequar em acordo com o conteúdo programado para cada série/ ano atendendo aos PCNs. Tendo em vista que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual, um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão. Em certo sentido, é esta ideia básica que se acha no centro dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), quando sugerem que o trabalho com o texto deve ser feito na base dos gêneros, sejam eles orais ou escritos.


Escrito pelas pibidianas Talita, Laila e Thalia.






Comentários

Postagens mais visitadas