Relatório referente a palestra de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica, com o tema “Formação de professores em tempos de pandemia”
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Teresina, 25 de Janeiro de 2021
Relatório referente a palestra de abertura dos programas PIBID e
Residência Pedagógica, com o tema “Formação de professores em tempos de
pandemia”
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu nos dias 18 e 19 de
Novembro de 2020, através do Google Meet, o evento que oficializa a abertura
dos programas PIBID e Residência Pedagógica, visando difundir as pesquisas
sobre formação de professores. Após feita as devidas apresentações com a
participação das coordenadoras dos programas, reitor e vice-reitor, foi passada
a palavra para a professora Sueli Mendonça, que começa sua fala enaltecendo o
programa PIBID por ser um marco para a formação de professores. Para mais, ela
inicia problematizando o momento vivido de acordo com o surto da pandemia em
relação aos impactos causados ao modo de ensinar.
Após fazer uma contextualização global da pandemia, a professora Sueli
Mendonça enfatiza que as mudanças nas atividades sociais em relação à educação,
trabalho e vida pessoal ficam incertas, o que exige uma mudança nas ações que se
ajuste ao cenário atual. Referente a
educação, foi apontado como forma de dar continuidade com o processo de ensino,
o meio remoto, indicado pela acessibilidade de possível interação que a maioria
das pessoas tem com o uso até mesmo do celular (smartphone).
A professora explana alguns fatores que dificultam o processo de
formação diante da nova adequação: a falta de internet de qualidade, uma
ausência de interação com os alunos dentro das salas virtuais, pois o ensino
aprendizagem vai além dos conteúdos. A relação professor aluno é essencial nos
mais pequenos detalhes, essa situação de ensino virtual reduziu drasticamente
essa relação a uma passagem de conteúdo, à medida que o professor não pode
satisfazer a dúvida dos alunos, logo não pode garantir que o conteúdo tenha de
fato atingido seu objetivo.
Ademais, o aumento da mercantilização do ensino por meio das políticas
neoliberais, sendo a questão central que afeta diretamente enquanto professor e
futuro professor, no qual já está ocorrendo dentro da sociedade capitalista o
processo que a palestrante define como uberização do trabalhador, ou seja, ele
torna-se empresário de si mesmo, possuindo aplicativo, deixando de ter seus
direitos trabalhistas, o que enfraquece a educação pública. Dentro deste
acrescenta um investimento das universidades em relação às tecnologias
implementadas para viabilizar o ensino remoto com as grandes empresas ao invés
de ser direcionada à qualificação da comunidade acadêmica, a “youtuberização”,
um neologismo citado pela palestrante como a necessidade do manuseio das
ferramentas virtuais por parte do professor e estar apresentando um conteúdo
que cative os alunos.
Segundo a professora Sueli, antigamente já usava-se ferramentas Tics,
porém eram softwares livres, mas neste momento estamos escravos da tecnologia,
as universidades tiveram que se submeter às grandes empresas como Google,
Microsoft , e essas fazendo contratos bem vantajosos.
Portanto, a precarização das relações sociais, de trabalho, de ensino e
de aprendizagem, tem como consequência o desemprego, a evasão de alunos e
adoecimento.
A palestra foi finalizada com perguntas e respostas. Citaremos algumas
delas:
● O ensino online continuará como uma
boa opção de apoio para o futuro juntamente com o presencial?
De acordo com a
professora, “a formação inicial não pode ser a distância e nem da educação
básica, pois nesses anos iniciais precisa ter uma interação entre
aluno-professor.”
● O ensino remoto pode deixar
consequências na capacidade de aprendizagem?
“Sim. Pois
ensino-aprendizagem envolve não só a questão do conteúdo, mas também aspectos
dos afetos e é na interação entre o sujeito que se dá a apropriação dos
conteúdos e a partir desses servem para o indivíduo pensar esses conhecimentos
historicamente. Se não houver interação isso vai ser comprometido. Além de
deixar os professores desnorteados com seu trabalho.”
● Será que a pandemia vai ser
responsável por uma efetivação definitiva das aulas remotas?
“A pandemia foi
responsável por boa parte, mas se isso irá continuar só vai depender da nossa
luta política.”
● Com relação à alfabetização e aulas
remotas, principalmente da educação infantil, como prosseguir?
“Tem que fazer um
processo de formação adequada para cada grupo de estudantes.”
Referências:
UESPI
OFICIAL. Abertura e Palestra: "A Formação dos Professores em Tempos de
Pandemia". Youtube. 18 nov. de 2020. 1 vídeo (1h 35min 58s). Produzido
pela UESPI, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V42AC5ZmVxM&feature=youtu.be >. Acesso em: 25 jan. 2021.
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