Relatório referente a palestra de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica, com o tema “Formação de professores em tempos de pandemia”

 

Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Alunos pibidianos pertencentes a E. M. Lunalva Costa
Teresina, 25 de Janeiro de 2021

 

Relatório referente a palestra de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica, com o tema “Formação de professores em tempos de pandemia”

 

     A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu nos dias 18 e 19 de Novembro de 2020, através do Google Meet, o evento que oficializa a abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica, visando difundir as pesquisas sobre formação de professores. Após feita as devidas apresentações com a participação das coordenadoras dos programas, reitor e vice-reitor, foi passada a palavra para a professora Sueli Mendonça, que começa sua fala enaltecendo o programa PIBID por ser um marco para a formação de professores. Para mais, ela inicia problematizando o momento vivido de acordo com o surto da pandemia em relação aos impactos causados ao modo de ensinar.

     Após fazer uma contextualização global da pandemia, a professora Sueli Mendonça enfatiza que as mudanças nas atividades sociais em relação à educação, trabalho e vida pessoal ficam incertas, o que exige uma mudança nas ações que se ajuste ao cenário atual.  Referente a educação, foi apontado como forma de dar continuidade com o processo de ensino, o meio remoto, indicado pela acessibilidade de possível interação que a maioria das pessoas tem com o uso até mesmo do celular (smartphone).  

     A professora explana alguns fatores que dificultam o processo de formação diante da nova adequação: a falta de internet de qualidade, uma ausência de interação com os alunos dentro das salas virtuais, pois o ensino aprendizagem vai além dos conteúdos. A relação professor aluno é essencial nos mais pequenos detalhes, essa situação de ensino virtual reduziu drasticamente essa relação a uma passagem de conteúdo, à medida que o professor não pode satisfazer a dúvida dos alunos, logo não pode garantir que o conteúdo tenha de fato atingido seu objetivo.

     Ademais, o aumento da mercantilização do ensino por meio das políticas neoliberais, sendo a questão central que afeta diretamente enquanto professor e futuro professor, no qual já está ocorrendo dentro da sociedade capitalista o processo que a palestrante define como uberização do trabalhador, ou seja, ele torna-se empresário de si mesmo, possuindo aplicativo, deixando de ter seus direitos trabalhistas, o que enfraquece a educação pública. Dentro deste acrescenta um investimento das universidades em relação às tecnologias implementadas para viabilizar o ensino remoto com as grandes empresas ao invés de ser direcionada à qualificação da comunidade acadêmica, a “youtuberização”, um neologismo citado pela palestrante como a necessidade do manuseio das ferramentas virtuais por parte do professor e estar apresentando um conteúdo que cative os alunos.

     Segundo a professora Sueli, antigamente já usava-se ferramentas Tics, porém eram softwares livres, mas neste momento estamos escravos da tecnologia, as universidades tiveram que se submeter às grandes empresas como Google, Microsoft , e essas fazendo contratos bem vantajosos.

     Portanto, a precarização das relações sociais, de trabalho, de ensino e de aprendizagem, tem como consequência o desemprego, a evasão de alunos e adoecimento.

     A palestra foi finalizada com perguntas e respostas. Citaremos algumas delas:

     O ensino online continuará como uma boa opção de apoio para o futuro juntamente com o presencial?

De acordo com a professora, “a formação inicial não pode ser a distância e nem da educação básica, pois nesses anos iniciais precisa ter uma interação entre aluno-professor.”

     O ensino remoto pode deixar consequências na capacidade de aprendizagem?

“Sim. Pois ensino-aprendizagem envolve não só a questão do conteúdo, mas também aspectos dos afetos e é na interação entre o sujeito que se dá a apropriação dos conteúdos e a partir desses servem para o indivíduo pensar esses conhecimentos historicamente. Se não houver interação isso vai ser comprometido. Além de deixar os professores desnorteados com seu trabalho.”

     Será que a pandemia vai ser responsável por uma efetivação definitiva das aulas remotas?

“A pandemia foi responsável por boa parte, mas se isso irá continuar só vai depender da nossa luta política.”

     Com relação à alfabetização e aulas remotas, principalmente da educação infantil, como prosseguir?

“Tem que fazer um processo de formação adequada para cada grupo de estudantes.”

 

  

Referências:

UESPI OFICIAL. Abertura e Palestra: "A Formação dos Professores em Tempos de Pandemia". Youtube. 18 nov. de 2020. 1 vídeo (1h 35min 58s). Produzido pela UESPI, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V42AC5ZmVxM&feature=youtu.be >. Acesso em: 25 jan. 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas