ATA DE REUNIÃO GERAL Nº 19

Pauta Proposta:
1.      Leitura da Ata – Deve ser postada no blog após leitura;
2.      PARABÉNS! Apresentação no evento Internacional sobre Consciência Negra; e viagem para duas bolsistas ao evento da Bahia;
3.      Oficina de responsabilidade Supervisora Cláudia Macêdo sobre dobradura;
4.      Avaliação das atividades mensais nas escolas;
5.      Apresentação dos projetos;
6.      Duas de nossas alunas pesquisam o PIBID no TCC;


Obs: Combinar Confraternização; Quais os artigos foram aprovados para publicação III Encontro PIBID/UESPI?  Próximo encontro: 17/12/2015


Local: Sala de vídeo da Universidade Estadual do Piauí- UESPI Campi: Clóvis Moura




Discussão:
Ao dia 26 do mês de Novembro de 2015 às 14:30 horas, deu-se início a reunião mensal de número nº 19 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID na sala de vídeo da Universidade Estadual do Piauí – UESPI Campus Clóvis Moura, sob a coordenação da professora Mestre Isabel Fontineles, supervisoras Cláudia Macêdo e Kátia Francisca e demais bolsistas. Nesta ocasião de início a coordenadora Isabel deu boas vindas às três novas pibidianas presentes na reunião, aprovadas em novo edital e em seguida questionou sobre os artigos aprovados, aprovados com ressalva e reprovados no Encontro PIBID, ocorrido no mês de setembro do ano de 2015. Logo após, foi feita a leitura da ata de nº 18 feita pela pibidiana Sabrina Sousa Celestino. Finalizada a leitura a coordenadora Isabel parabenizou as pibidianas pela apresentação dos artigos no evento Internacional sobre Consciência Negra. Logo em seguida, a professora e supervisora Cláudia Macêdo deu início a oficina envolvendo produção de dobraduras/Orikami. Primeiramente a professora e supervisora Cláudia enfatizou sobre o contexto histórico do Orikami, no qual é uma arte milenar japonesa que desempenha papel fundamental no desenvolvimento intelectual uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade, atenção, auto estima, dentre outros, sendo indicada a todas as idades e modalidades educacionais. Sendo assim a supervisora enfatizou que o objetivo da referida atividade é utilizar o Orikami não só como atividade de arte, mas sim como recurso transformador. Para o alcance do presente objetivo foi realizada a leitura da fábula do “ratinho, do gato e o galo” e em seguida realizada uma competição amigável de dobraduras, finalizando com a construção de um portfólio de dobraduras com direito a premiação para a equipe vencedora. A competição deu-se início com um sorteio para dividir as equipes, em seguida, foram distribuídas apostilas com modelos de Orikamis que deveriam ser produzidos. A equipe vencedora deveria construir mais orikamis em menos tempo. A equipe vencedora foi a composta por Gracilene, Ludmilla, Maysa e Josilene. Após a finalização da atividade a supervisora Cláudia parabenizou a equipe vencedora e em seguida fez uma reflexão sobre a atividade, enfatizando sobre a capacidade que cada um de nós temos de construir coisas novas e maravilhosas ressaltando mais uma vez que nós somos agentes transformadores. Em seguida a oficina foi aclamada por todos. Por conseguinte, foi feita a avaliação das atividades mensais nas escolas começando pela a escola Agnelo Pereira da Silva, o relato foi feito pela professora Kátia Francisca destacando sobre o cronograma das atividades da escola e o projeto que está sendo trabalhado na referida escola sobre a Consciência Negra que contempla atividades como cineminha, danças, teatro, roda de conversa, jornal e finalizando com um sarau literário. Logo após, foi o relato das atividades da escola Maria da Carmo Reverdosa da Cruz feito pela supervisora Cláudia Macêdo que expôs sobre alguns dos prejuízos obtidos por conta do desabamento do teto da escola. Em seguida foi explanado pela supervisora sobre o projeto do folclore que foi executado no auditório da UESPI, com apresentações de danças, atividades de arte com exposição, campeonato de trava-línguas com direito a premiações e produção de lembranças realizadas pelos próprios alunos e enfatizou sobre o passeio ao parque Potycabana. Logo em seguida as duas pibidianas do turno da manhã, da escola Agnelo Pereira, expuseram sobre as atividades do projeto Consciência Negra que está sendo desenvolvido na Unidade, desde a abertura até a programação da culminância, assim finalizando a reunião. Destarte, considero todas as informações citadas acima verdadeiras e depois de datada e assinada por mim Brenda Maria Moura Silva declaro concluída a reunião do PIBID de Nº 19 que será assinada pela coordenadora Isabel Fontineles, pelas supervisoras Cláudia Macêdo e Kátia Francisca e demais bolsistas do grupo para a confirmação da relevância deste documento.












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