ATA DE REUNIÃO GERAL Nº 19
Pauta Proposta:
1. Leitura da Ata
– Deve ser postada no blog após leitura;
2. PARABÉNS!
Apresentação no evento Internacional sobre Consciência Negra; e viagem para
duas bolsistas ao evento da Bahia;
3. Oficina de
responsabilidade Supervisora Cláudia Macêdo sobre dobradura;
4. Avaliação das
atividades mensais nas escolas;
5. Apresentação
dos projetos;
6. Duas de nossas
alunas pesquisam o PIBID no TCC;
Obs: Combinar Confraternização; Quais os artigos foram
aprovados para publicação III Encontro PIBID/UESPI? Próximo encontro: 17/12/2015
Local: Sala de vídeo da Universidade Estadual do Piauí- UESPI Campi: Clóvis Moura
Discussão:
Ao
dia 26 do mês de Novembro de 2015 às 14:30 horas, deu-se início a reunião
mensal de número nº 19 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência – PIBID na sala de vídeo da Universidade Estadual do Piauí – UESPI
Campus Clóvis Moura, sob a coordenação da professora Mestre Isabel Fontineles,
supervisoras Cláudia Macêdo e Kátia Francisca e demais bolsistas. Nesta ocasião
de início a coordenadora Isabel deu boas vindas às três novas pibidianas
presentes na reunião, aprovadas em novo edital e em seguida questionou sobre os
artigos aprovados, aprovados com ressalva e reprovados no Encontro PIBID,
ocorrido no mês de setembro do ano de 2015. Logo após, foi feita a leitura da
ata de nº 18 feita pela pibidiana Sabrina Sousa Celestino. Finalizada a leitura
a coordenadora Isabel parabenizou as pibidianas pela apresentação dos artigos
no evento Internacional sobre Consciência Negra. Logo em seguida, a professora
e supervisora Cláudia Macêdo deu início a oficina envolvendo produção de
dobraduras/Orikami. Primeiramente a professora e supervisora Cláudia enfatizou
sobre o contexto histórico do Orikami, no qual é uma arte milenar japonesa que
desempenha papel fundamental no desenvolvimento intelectual uma vez que
desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da
psicomotricidade, atenção, auto estima, dentre outros, sendo indicada a todas
as idades e modalidades educacionais. Sendo assim a supervisora enfatizou que o
objetivo da referida atividade é utilizar o Orikami não só como atividade de
arte, mas sim como recurso transformador. Para o alcance do presente objetivo
foi realizada a leitura da fábula do “ratinho, do gato e o galo” e em seguida
realizada uma competição amigável de dobraduras, finalizando com a construção
de um portfólio de dobraduras com direito a premiação para a equipe vencedora.
A competição deu-se início com um sorteio para dividir as equipes, em seguida,
foram distribuídas apostilas com modelos de Orikamis que deveriam ser
produzidos. A equipe vencedora deveria construir mais orikamis em menos tempo.
A equipe vencedora foi a composta por Gracilene, Ludmilla, Maysa e Josilene.
Após a finalização da atividade a supervisora Cláudia parabenizou a equipe
vencedora e em seguida fez uma reflexão sobre a atividade, enfatizando sobre a
capacidade que cada um de nós temos de construir coisas novas e maravilhosas
ressaltando mais uma vez que nós somos agentes transformadores. Em seguida a
oficina foi aclamada por todos. Por conseguinte, foi feita a avaliação das
atividades mensais nas escolas começando pela a escola Agnelo Pereira da Silva,
o relato foi feito pela professora Kátia Francisca destacando sobre o
cronograma das atividades da escola e o projeto que está sendo trabalhado na
referida escola sobre a Consciência Negra que contempla atividades como
cineminha, danças, teatro, roda de conversa, jornal e finalizando com um sarau
literário. Logo após, foi o relato das atividades da escola Maria da Carmo
Reverdosa da Cruz feito pela supervisora Cláudia Macêdo que expôs sobre alguns
dos prejuízos obtidos por conta do desabamento do teto da escola. Em seguida
foi explanado pela supervisora sobre o projeto do folclore que foi executado no
auditório da UESPI, com apresentações de danças, atividades de arte com
exposição, campeonato de trava-línguas com direito a premiações e produção de
lembranças realizadas pelos próprios alunos e enfatizou sobre o passeio ao
parque Potycabana. Logo em seguida as duas pibidianas do turno da manhã, da
escola Agnelo Pereira, expuseram sobre as atividades do projeto Consciência
Negra que está sendo desenvolvido na Unidade, desde a abertura até a
programação da culminância, assim finalizando a reunião. Destarte, considero todas
as informações citadas acima verdadeiras e depois de datada e assinada por mim
Brenda Maria Moura Silva declaro concluída a reunião do PIBID de Nº 19 que será assinada pela coordenadora
Isabel Fontineles, pelas supervisoras Cláudia Macêdo e Kátia Francisca e demais
bolsistas do grupo para a confirmação da relevância deste documento.
Comentários
Postar um comentário