Ata da Reunião n° 15

A 15ª reunião geral do Pibid realizada no dia 09 de Julho de 2015, teve início às 14h30 min, no auditório da Universidade Estadual do Piauí/Campus Clóvis Moura/UESPI-CCM, com a presença da coordenadora Isabel Cristina da Silva Fontineles, das supervisoras Claúdia Macedo e Kátia Francisca, dos bolsistas e da Profª Mestre e Doutoranda Eliene Pierote. As bolsistas Lairane Dias, Lídia Barbosa e Ludimila não compareceram a reunião mais justificaram o motivo. Dando início a reunião a coordenadora Isabel pediu para a bolsista Walteys Sousa que fizesse a leitura da ata, após a leitura, a coordenadora perguntou quem seria o próximo a fazer a ata, sendo assim, eu bolsista Elayne Cristine me encarreguei de registrar a ata do dia e de fazer a sua leitura na próxima reunião. A coordenadora Isabel pediu para que a supervisoras começassem a apresentar as atividades propostas. A supervisora Kátia Francisca relatou que durante o primeiro semestre foram feitas varias atividades com os alunos e os mesmos tiveram que redigir essas atividades descrevendo e produzindo um novo texto para cada atividade que serão expostas na escola, com uma culminância que seria intitulada, o “PIBID no festival das produções”. Em seguida eu bolsista Elayne Cristine dei inicio na apresentação dos slides mostrando as atividades que foram realizadas durante o primeiro semestre na Unidade escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, como a abertura dos projetos de português e matemática intitulados respectivamente Leitura e escrita: uma aprendizagem para a vida e Aprender a matemática com alegria eu quero todo dia, na culminância os alunos foram recebidos com um show de teatro de fantoche e uma breve palestra sobre a importância da leitura e escrita nos mais diversos e contextos sociais, com a participação da palestrante Marina Araújo, discente do 8º bloco da Universidade Estadual do Piauí, em seguida as bolsistas Antônia Gracilene, Francisca Amorim e Julienni Gomes destacaram as principais atividades de português desenvolvidas no apoio pedagógico no contraturno, como leitura de historias e reflexões das mesmas, teatro de varas, encenação teatral, produção textual, produções de bilhetes, reconto de historias, dentre outras. Em seguida a bolsista Dinayra Araújo, Hortência, Karla e Vânia relataram sobre os principais objetivos do projeto de matemática e das principais atividades oferecidas no apoio pedagógico de matemática, sendo essas atividades reconhecimentos dos sinais matemáticos, jogos com expressões numéricas e as quatro operações, jogos com petecas, dentre outras. Dando continuidade a supervisora Claúdia Macedo relatou algumas dificuldades encontradas na Unidade Escola Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, como problemas de evasão, desistência, gravidez na adolescência, etc., o que é preocupante. Finalizando a apresentação das atividades da Unidade Escolar Maria do Carmo, passamos um vídeo, contendo relatos de experiências de alguns profissionais da educação que trabalham na escola, este detalha as contribuições significativas que o Pibid trouxe para a escola e a satisfação dos alunos em participar do apoio pedagógico. A equipe de bolsistas compostas por Hellen, Socorro, Sabrina, Edirene, Brenda, Luan, Walteys, Ana Karoliny e Ana Jessica apresentaram o resultado do diagnostico aplicado aos alunos das séries do 3º e 4º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Agnelo Pereira da Silva, mostrando através de gráficos o rendimento escolar coletivo de cada turma que esta sendo acompanhada pela equipe de bolsistas. Em seguida a professora Mestre e Doutoranda Eliene Pierote propôs uma roda de conversa PIBID/UESPI para sondar como foi a experiência da escrita do diário e discutir sobre alguns questionamentos sobre a aprendizagem da docência no processo formativo. A professora Eliene falou sobre a importância dos registros para a futura profissão e posteriormente lançou a seguinte pergunta “As condições em que os sentidos de aprendizagem da docência são discutidos durante a formação oferecida pelo Pibid têm influência sobre a prática docente? De que forma? A bolsista Dinayra respondeu que “O Pibid te mais segurança na prática, por conta da experiência, de certa forma te dar um conforto, de modo que estamos trabalhando e ao mesmo temo aprendendo”. Neste processo todo mundo tem que passar por todas as etapas e o que nos motiva é o amor pela profissão”. Quanto a supervisora Claúdia disse que “Evidencio que depois do Pibid as professoras estão buscando mais a prática docente. “Eu me vejo como agente transformador na sala de aula e lá que me sinto realizada enquanto educadora”, em seguida a coordenadora Isabel disse que “Muitas vezes essa teoria pode contrariar a prática, por isso devemos conhecer a realidade e o contexto social em que estamos trabalhando para conhecer o motivos que acarretam em diversos problemas que dificultam o processo de ensino aprendizagem”. A bolsista Hellen  disse que “ O Pibid  me ajudou a criar uma personalidade através dos modelos vivenciados na prática de sala de aula”. Finalizando as discursões a professora Eliene mencionou que nos precisamos o tempo todo iluminar e ter consciência dessa ação, da prática pedagógica, que devemos conhecer mas a própria proposta do Pibid, para atuarmos de modo consciente e fazer o diferencial que tanto a educação básica precisa. Em seguida coordenadora Isabel Fontineles  concluiu  a reunião pedindo para que todos os bolsistas se dediquem à produção do artigo cientifico para ser apresentado no III Encontro Pedagógico Pibid/Uespi. Sendo assim e sem mais nada a declarar eu Elayne Cristine Pereira da Cruz, bolsista do Pibid, assino e concluo esta ata.




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