Ata da Reunião n° 15
A 15ª reunião
geral do Pibid realizada no dia 09 de Julho de 2015, teve início às 14h30 min,
no auditório da Universidade Estadual do Piauí/Campus Clóvis Moura/UESPI-CCM,
com a presença da coordenadora Isabel Cristina da Silva Fontineles, das supervisoras
Claúdia Macedo e Kátia Francisca, dos bolsistas e da Profª Mestre e Doutoranda
Eliene Pierote. As bolsistas Lairane Dias, Lídia Barbosa e Ludimila não compareceram a reunião mais justificaram o motivo. Dando início a
reunião a coordenadora Isabel pediu para a bolsista Walteys Sousa que fizesse a
leitura da ata, após a leitura, a coordenadora perguntou quem seria o próximo a
fazer a ata, sendo assim, eu bolsista Elayne Cristine me encarreguei de
registrar a ata do dia e de fazer a sua leitura na próxima reunião. A
coordenadora Isabel pediu para que a supervisoras começassem a apresentar as
atividades propostas. A supervisora Kátia Francisca relatou que durante o
primeiro semestre foram feitas varias atividades com os alunos e os mesmos
tiveram que redigir essas atividades descrevendo e produzindo um novo texto
para cada atividade que serão expostas na escola, com uma culminância que seria
intitulada, o “PIBID no festival das produções”. Em seguida eu bolsista Elayne
Cristine dei inicio na apresentação dos slides mostrando as atividades que
foram realizadas durante o primeiro semestre na Unidade escolar Maria do Carmo
Reverdosa da Cruz, como a abertura dos projetos de português e matemática
intitulados respectivamente Leitura e escrita: uma aprendizagem para a vida e
Aprender a matemática com alegria eu quero todo dia, na culminância os alunos
foram recebidos com um show de teatro de fantoche e uma breve palestra sobre a
importância da leitura e escrita nos mais diversos e contextos sociais, com a
participação da palestrante Marina Araújo, discente do 8º bloco da Universidade
Estadual do Piauí, em seguida as bolsistas Antônia Gracilene, Francisca Amorim
e Julienni Gomes destacaram as principais atividades de português desenvolvidas
no apoio pedagógico no contraturno, como leitura de historias e reflexões das
mesmas, teatro de varas, encenação teatral, produção textual, produções de
bilhetes, reconto de historias, dentre outras. Em seguida a bolsista Dinayra
Araújo, Hortência, Karla e Vânia relataram sobre os principais objetivos do
projeto de matemática e das principais atividades oferecidas no apoio
pedagógico de matemática, sendo essas atividades reconhecimentos dos sinais
matemáticos, jogos com expressões numéricas e as quatro operações, jogos com
petecas, dentre outras. Dando continuidade a supervisora Claúdia Macedo relatou
algumas dificuldades encontradas na Unidade Escola Maria do Carmo Reverdosa da
Cruz, como problemas de evasão, desistência, gravidez na adolescência, etc., o
que é preocupante. Finalizando a apresentação das atividades da Unidade Escolar
Maria do Carmo, passamos um vídeo, contendo relatos de experiências de alguns
profissionais da educação que trabalham na escola, este detalha as
contribuições significativas que o Pibid trouxe para a escola e a satisfação
dos alunos em participar do apoio pedagógico. A equipe de bolsistas compostas
por Hellen, Socorro, Sabrina, Edirene, Brenda, Luan, Walteys, Ana Karoliny e Ana
Jessica apresentaram o resultado do diagnostico aplicado aos alunos das séries
do 3º e 4º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Agnelo Pereira
da Silva, mostrando através de gráficos o rendimento escolar coletivo de cada
turma que esta sendo acompanhada pela equipe de bolsistas. Em seguida a
professora Mestre e Doutoranda Eliene
Pierote propôs uma roda de conversa PIBID/UESPI para sondar como foi a
experiência da escrita do diário e discutir sobre alguns questionamentos sobre
a aprendizagem da docência no processo formativo. A professora Eliene falou
sobre a importância dos registros para a futura profissão e posteriormente
lançou a seguinte pergunta “As condições em que os sentidos de aprendizagem da
docência são discutidos durante a formação oferecida pelo Pibid têm influência
sobre a prática docente? De que forma? A bolsista Dinayra respondeu que “O
Pibid te mais segurança na prática, por conta da experiência, de certa forma te
dar um conforto, de modo que estamos trabalhando e ao mesmo temo aprendendo”. Neste
processo todo mundo tem que passar por todas as etapas e o que nos motiva é o
amor pela profissão”. Quanto a supervisora Claúdia disse que “Evidencio que
depois do Pibid as professoras estão buscando mais a prática docente. “Eu me
vejo como agente transformador na sala de aula e lá que me sinto realizada
enquanto educadora”, em seguida a coordenadora Isabel disse que “Muitas vezes
essa teoria pode contrariar a prática, por isso devemos conhecer a realidade e
o contexto social em que estamos trabalhando para conhecer o motivos que
acarretam em diversos problemas que dificultam o processo de ensino
aprendizagem”. A bolsista Hellen disse
que “ O Pibid me ajudou a criar uma
personalidade através dos modelos vivenciados na prática de sala de aula”.
Finalizando as discursões a professora Eliene mencionou que nos precisamos o
tempo todo iluminar e ter consciência dessa ação, da prática pedagógica, que
devemos conhecer mas a própria proposta do Pibid, para atuarmos de modo
consciente e fazer o diferencial que tanto a educação básica precisa. Em
seguida coordenadora Isabel Fontineles concluiu
a reunião pedindo para que todos os bolsistas se dediquem à produção do
artigo cientifico para ser apresentado no III Encontro Pedagógico Pibid/Uespi. Sendo
assim e sem mais nada a declarar eu Elayne Cristine Pereira da Cruz, bolsista do
Pibid, assino e concluo esta ata.
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