Ata da Reunião de nº 14
No dia 21 de
maio de 2015 ás 14: 30hs deu-se início a reunião mensal de N°14 do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID na sala de Vídeo da Universidade
Estadual do Piauí- UESPI - Campus Clóvis Moura, sob a coordenação da Prof.
Mestre Isabel Fontineles e das supervisoras Cláudia Macêdo e Kátia Francisca e
demais bolsistas com a presença da nova integrante Elayne Cristina da U.
Escolar Maria do Carmo Reverdosa e Prof.ª Mestre Eliene Pierote .
Iniciou a Reunião com a leitura da Ata pela Pibidiana
Antônia Gracilene com os relatos da reunião anterior, após a leitura a
coordenadora Isabel perguntou quem seria a próxima a fazer a ATA, desta forma
eu Bolsista Walteys de Sousa Oliveirame encarreguei de registrar a ata do dia e de fazer a sua leitura na próxima reunião, dando
continuidade a Prof.ª Isabel ressaltouque a conversa sobreas camisas ficará
para final da reunião e que as Xerox no seu Davi já foram liberada pela Coordenação
Geral do Pibid/Piauí após liberação da CAPES, assim a Prof.ª Isabel deu
sequência na reunião com sugestão de livros para enriquecimento das leituras
como indicaçãodos livros: Alfabetização Leitura e escrita da Sonia Kramer e
Planejamento em sala de aula do Danilo Gandin, sendo uma mais didática e outra mais
cientifico,para assim aprimorar e
melhorar nossas leituras no Curso de Pedagogia, oportunizando mais
leituras e desta formaamenizando as dificuldades e consequentemente adquirindo
masconhecimento, leitura e escrita para trabalhamos da docência e em sala de
aula, logo em seguida foi solicitado as atividades mensais das escolas ,
primeiramente com U. Escolar Agnelo Pereira com apresentação através de slides
por todos os bolsistas da referida escola e supervisora Kátia Francisca onde
relataram a Semana Pedagógica que deu inicio de 03 março de 2015 com as
dinâmicas seguintes: dinâmica da luz que aconteceu através de distribuição de
velas para as professoras e pibidianas com objetivo de representar através luz
que somos a luz do mundo e não devemos deixar apagar a luz da sabedoria de
nossos corações, dinâmica da árvore onde cada profissional descrevia em um
papel que seria o fruto uma qualidade
para educação e logo em seguida preenchia
toda árvore com seus fruto e por último a dinâmica da venda no intuito da valorização de
cada profissional que era exposto a venda e o interessado deveria comprá-la através
de suas qualidades. Deste mesmo momento aconteceu apresentação dos bolsistas
para asprofessores da escola com apresentação de slides dos trabalhos anterior
realizados na U. Escolar Maria do Carmo Reverdosa e foi exposto propostas e
objetivos do PIBID na instituição, desta forma os bolsistas receberam as Bem
vindas da U. Escola Agnelo Pereira , dando continuidade nesta reunião os
bolsistas falaram sobre planejamentos, Elaboração de diagnóstico de português e
matemática, elaboração de projeto, aplicação de testes diagnostico, organização
da abertura do projeto com Ensaios Teatral, confecção de lembranças e
planejamentos das ações e abertura do
projeto que tem como nome “ O Prazer de aprender novos saberes “ que focaliza
projeto de português e matemática juntos de forma cultural, com apresentação manhã e tarde com peça
teatral, da fabula do “leão e o ratinho” encenação pelospibidianos
e exposição de um vídeo sobre diversidade cultural . Ao termino da apresentação
da equipe Agnelo Pereira a Coordenadora Isabelavisou sobre o Colóquio que
focaliza sobre a diversidade cultural, não cabendo apresentação por conta do
tempo, masalertando que temos matérias para serem apresentados futuramente,
provavelmente em setembro equeas duplas possa se organizar para elaboração destes
artigos contemplando as ações realizadas pelo Pibid , em seguida a supervisora
Claudia Macedo indagou a cerca de como ira acontecer essa junção do português e
matemática de forma cultural, em seguida a bolsista Helen responde que ira
acontecer através das atividades lúdicas fazendo o junção , e continuou a fala a
supervisora Katia Francisca explicando que será de forma interdisciplinar
incluída das atividades para que os alunos possa aprender de forma dinâmica e prazerosa.
No segundo momento ocorreu apresentações de atividades da U.Escola Maria do
Carmo Revedorsainiciando com a fala da supervisora Claudia Macedo relatando as
dificuldades da escola como : a biblioteca que não estar em uso por conta da organização
e a responsável pelo ambiente não está em condição necessárias para assumir até
mesmo por conta da idade, em seguida ressalta que
na semana pedagógica as pibidianas
se reuniram para ajudar na ornamentação,sendo realizadas no período de 04 a 06 de março de 2015 que Teve por objetivo possibilitar o
exercício da análise e da reflexão do trabalho desenvolvido pela equipe que
forma a unidade, tendo como pauta do encontro:Estudo e pré-elaboração do currículo
/ Matriz Projeto Político Pedagógico, Pré-elaborarão dos projetos
(Justificativas – Atividades),Término dos currículos e Início dos planos de
cursos. Asatividades realizadas na Escola Maria do Carmo Reverdosa foram apresentadas através de slides pela
bolsista Elayne, tendo como inicio a
festa da páscoa que aconteceu no período 28 de março onde comemoraram a
Ressurreição de Cristo, mostrando a importância da Páscoa através de filmes,
vídeos, apresentação dos alunos em jogral, danças, dramatizações e oficinas de
pintura. Finalizando com a distribuição de ovos da páscoa para todos os
participantes, Festa das mães que foi comemorado dia 09 de maio onde houve diversas
atividades lúdicas como: vídeos, maquiagens, apresentações de dança e encenação
teatral dos alunos, sorteio de brindes, brincadeiras e entrega de lembranças.
Por fim foi degustado um delicioso café da manhã na escola, a bolsista
prosseguiu com relatos dos planejamentos e aplicação de diagnóstico pela
equipe.
A Prof.ªIsabel
ratificou sobre as camisas, no qual ficou decidido para fazermos em outro
momento, e relembrou sobre a elaboração dos artigos, perguntando quemjá fez e
indagou a importância de fazê-lo o, mas rápido possível e não deixar para última
hora. A Ex-bolsista Marilia não
compareceu a reunião no qual não foi explicado ainda o motivo da sua ausência
pela mesma. Após Continuamoscom a fala da Prof.ª Mestre Eliene Pierote, Pesquisadora
do Pibid como Tema em seu doutorado , primeiramente nos parabenizando pelas
apresentações e que observou que estamos nos engajando bem nos projetos ,
relatando sua presença em um Encontro em
Brasília sobre formação de professores na educação básica e nível superior no qual foram discutidos as preocupações com
essa temática e relatou que
apresentou o estado da arte que é o levantando que trata sobre todas as pesquisas pelo Pibid , que isso
indagou a mesma depois de observar que existe somente 3 teses no nordeste que para mesma são
considerada poucas pesquisas sobre o programa e por isso
resolveu pesquisar por ver a necessidade
de ser um Tema mas discutido, pesquisando assim os impactos do Pibid na
formação da docência se está contribuindo com a educação básica de forma diferente, logo
depois iniciou-se as sugestão do diário
com a distribuição para que cada Pibidiano
(a) relate suas experiências no programa, com apresentação autobibliográfica
que será escrito toda a trajetória de suas experiências com o prazo de entrega
quinze dias depois e assim para concluir
esta reunião tivemos um delicioso lanche partilhado entre todos.
Sendo assim, e sem mais nada a declarar
eu, Walteys de Sousa Oliveira, bolsista do Pibid, assino e concluo esta ata.
Comentários
Postar um comentário