Ata da Reunião de nº 13
A 13ª reunião
geral do Pibid realizada no dia 26 de Março de 2015, teve início às 14h30min,
na sala 18 da Universidade Estadual do Piauí/Campus Clóvis Moura/UESPI-CCM, com
a presença da coordenadora Isabel Cristina da Silva Fontineles e das supervisoras
Claúdia Macedo, Kátia Francisca e dos bolsistas. Dando início a reunião a
coordenadora Isabel pediu para a bolsista Edirene Maria que fizesse a leitura
da ata, após a leitura, a coordenadora perguntou quem seria o próximo a fazer a
ata, sendo assim, eu bolsista Antonia Gracilene me encarreguei de registrar a
ata do dia e de fazer a sua leitura na próxima reunião. Na ocasião a
supervisora Cláudia Macêdo fez uma retificação na ata lida por Edirene sobre o
dia que era para ter iniciado a Semana Pedagógica na U. E Profª Maria do Carmo
R. da Cruz, pois não foi possível iniciar no dia 02 de março, devido a um problema
com a energia, por esta razão a data foi adiada, sendo realizada do dia 03 a 06
de março. Logo em seguida, a coordenadora Isabel deu sequência a reunião dando
as boas vindas para as novas bolsistas selecionadas, a pibidiana Brenda da U. E
Agnelo Pereira da Silva, que agradeceu pelas felicitações e a pibidiana Elayne
que se encontrava ausente por motivos de saúde, justificado pela supervisora
Cláudia Macêdo. Continuando a coordenadora cumprimentou mais uma vez com grande
satisfação a participação da Profª Mestre e Dotouranda Eliene Pierote na
reunião, aonde ela vem realizando uma pesquisa do Subprojeto Pibid para seu
doutorado. Após isto, a coordenadora pediu as bolsistas Francisca, Julienni,
Lairane e eu, Gracilene que apresentássemos o resumo do TCC da
ex-bolsista/egressa Marília. No entanto, justificamos que não
era possível fazer esta apresentação devido à ex-bolsista que se encontrava no
Sudeste do país ter comunicado que ao retornar para Teresina-PI no mês de abril
se comprometia de reapresentar o seu trabalho na reunião geral do Pibid.
Esclarecido isto, a coordenadora passou a palavra para profª Eliene Pierote
para que ela falasse sobre a sua pesquisa, que tem como estudo o Pibid. Sendo assim,
a prof Eliene começou falando que seu papel inicial é compreender o sentido de
aprendizagem da docência e que os bolsistas serão o seu objeto de estudo, e que
o subprojeto trouxe-lhe um interesse para sua pesquisa sobre professores em
formação, pelo fato do Pibid ser um programa novo e que hoje tem alcançado uma
grande dimensão em todo o país, até mesmo nas universidades particulares. Disse
ainda, que sua proposta é analisar os impactos deste programa, de como acontece
o processo de formação neste, acrescentou também que pretende inicialmente
pensar na mudança do currículo, em aprimorar a qualidade do currículo do curso
de pedagogia melhorar a qualidade da educação básica através da formação
inicial na graduação e de modo geral, visto que não se tem conseguido, e que o
Pibid surgiu com essa intenção de aperfeiçoar o que não está sendo obtido e que
o programa veio para ajudar pelo menos uma parte dos professores em formação
para se identificar com o experimento da docência. A profª Eliene na ocasião
fez a entrega do termo de consentimento para os bolsistas participarem de sua
pesquisa e disse que sua intenção seria ficar apenas inicialmente com o Pibid
de Pedagogia, mas que provavelmente será realizado também com outras
licenciaturas e explicou que o termo é para que as falas sejam garantidas na
pesquisa, pediu para que todos lessem o termo, e que somente assinassem aqueles
que desejassem participar da pesquisa. Continuando a profª Eliene Pierote apresentou
o texto intitulado: “Lacunas na formação de professores” de (Gisela Wasjskop)
para ser discutido, a mesma distribuiu cópias entre os presentes, mas antes de
iniciar a leitura do texto, ela ressaltou que mais importante do que o desenvolvimento do
aluno na graduação é o processo crítico-reflexivo que é feito pelo estudante de
como é pensado nessa formação e de como o discente faz essa relação com o
Pibid. Em seguida, ela agradeceu o apoio da professora Isabel para realizar sua
pesquisa e sugeriu que alguém iniciasse a leitura do texto e a assim a
coordenadora Isabel fez questão de iniciar a leitura e depois os bolsistas
deram continuidade. Ao término da leitura a profª. Isabel comentou que o texto
se tratava de um artigo, um modelo pelo qual os bolsistas poderão escrever seus
artigos científicos, e falou ainda que o texto trata muito sobre a prática. A
profª Eliene antes de começar a discussão sobre o texto fez uma pergunta para
os bolsistas que já passaram pelo estágio supervisionado, a qual foi: Qual a
diferença do Pibid e do estágio? A pibidiana Julienni respondeu que no Pibid são
trabalhadas as dificuldades do educando, e que neste são feitos diagnósticos, projetos
de intervenção, já no estágio é trabalhado os conteúdos do livro didático que o
professor está ministrando, e que no momento estava na fase de observação e que
não entendia muito bem ainda, acrescentou também que no Pibid aprendeu muito a
trabalhar com afetividade e que tem levado este aprendizado para o estágio como
estratégia para conquistar o respeito do alunado. Neste momento eu, bolsista
Gracilene respondi que para mim o Pibid foi uma preparação para atuar com mais
segurança no estágio e que tudo que já aprendi no Pibid, venho aplicando no
estágio. Em seguida, a bolsista Francisca respondeu que para ela o programa
prepara para dar mais segurança, de como falar com aluno e até mesmo na forma
de se trabalhar, a coordenadora Isabel enfatizou que o Pibid permite aos
bolsistas participarem da Semana Pedagógica da escola, enquanto no estágio isto
não chega a acontecer devido a prática supervisionada começar depois de ter-se
passado a Semana pedagógica na escola. A pibidiana Ana Karolynne afirmou que o
discente aprende muito com a prática, a pibidiana Hortência falou que a teoria
é muito importante e que tudo que o professor fala na academia é levado para
prática e que as informações ficam mais enriquecedoras. Nesta ocasião, a pibidiana
Edirene em nome dos outros pibidianos pede a coordenadora Isabel para fazer um
agradecimento em especial para as pibidianas Francisca e eu, Gracilene pela
ajuda e pela paciência de ensinar a desenvolver as atividades do Pibid durante
o período que estiveram na escola Maria do Carmo no ano de 2014, pois a mesma havia
esquecido-se de falar na reunião passada, e explicou que como eles eram novatos
no Pibid não sabiam como eram realizadas as atividades e por conta disto as
bolsistas Francisca e Gracilene como veteranas tiveram paciência para
ensiná-los, na elaboração de planos de aula, projetos e outros. Diante desta
ressalva a supervisora Cláudia Macêdo complementou dizendo que esses novos bolsistas quando chegaram à escola Maria
do Carmo ficaram muito assustados com a realidade da instituição e que as
pibidianas Gracilene e Francisca trabalhavam mais diretamente com eles e que o grupo
era muito próximo e bem afetivo, ela também enfatizou que o Pibid fez uma
mudança positiva em sua vida tanto como professora como pessoa, e que vem
conseguindo ter um melhor relacionamento em lidar com o outro. Dando
continuidade, a coordenadora disse que uma das intenções do Pibid é fortalecer
a questão da formação continuada. Logo após, a mesma pediu para as bolsistas
Karla e Vânia falarem um pouco sobre suas experiências do estágio e do Pibid,
mais antes disto a profª Eliene aproveitou para fazer mais outra pergunta, com
base numa frase do texto “Lacunas na formação de professores” de Gisela
Wasjskop, na sequência a mesma questionou as bolsistas sobre qual a interpretação
que elas fizeram do texto. Neste momento ela cita a fala de um autor que não se
encontrava no texto e destacou que durante as discussões foi falado muito que o
Pibid trabalha com projetos de intervenção, porém sentiu uma preocupação por
ser também Psicopedagoga com relação em querer ter um modelo de criança ideal, ou
seja, igual às outras, dizendo que é preciso ter o cuidado para não idealizar e
que fica muito feliz com os projetos de intervenção do Pibid para atender as
necessidades educacionais das crianças, e que queria saber das bolsistas Karla
e Vânia de como é feito o projeto de intervenção do subprojeto. A pibidiana Vânia
respondeu que no Pibid os projetos são planejados de acordo com a realidade dos
alunos para melhorar a situação atual, na qual eles se encontram. A profª
Eliene em seguida questionou sobre o que não é oferecido na graduação que só o
Pibid oferece?. A bolsista Vânia respondeu que no Pibid é oferecida a prática
já nos primeiros períodos do curso, e que na graduação só vem ofertar nos
últimos períodos. A coordenadora comentou que a profª Eliene estava preocupadaem
saber também o que são solucionados através dos projetos de intervenção além
das dificuldades de aprendizagem, a pibidiana Vânia destacou a comunidade
escolar, pois as duas escolas Santa Inês e Maria do Carmo tem realidades
diferentes, alunos com níveis sociais distintos e que o acompanhamento familiar
é também muito diferenciado. A supervisora Kátia, complementou dizendo que o
acompanhamento da família na escola é muito importante para o educando e isso
faz a diferença no desenvolvimento e para formação deste. A profª Eliene
questionou em seguida sobre o que processo formativo no Pibid oferece que na
graduação não oferecido. A coordenadora Isabel pede para supervisoras, Cláudia
e Kátia citarem exemplos de atividades do Pibid que precisaram ser custeadas pelo
programa. A supervisora Cláudia relembra uma atividade extra-escolar de passeio
que necessitou de transporte e afirmou se não fosse o Pibid não teria
acontecido, pois a escola não tinha como levar os alunos. Na sequência, supervisora
Kátia disse também que quando a escola planeja essas atividades extras
culturais tem que ir à Secretaria de Educação e lá dizem que não têm motoristas
e muitas vezes é preciso pagar para poder levar. Em seguida, a profª Eliene enfatizou que estava
se referindo ao processo formativo, pois o que ela queria saber não era sobre o
recurso e a mesma dar um exemplo imaginando assim que, quando o bolsista
termina o curso e deixa de receber a bolsa do Pibid, o que de fato o processo formativo
vai proporcionar em relação às condições de ampliar o potencial criativo para
elevar a capacidade de diversificar na escola, nas estratégias de atividades,
na forma de pensar no social de enxergar numa criança, de ver que você tem um
papel social, como será essa contribuição para escola e para a sociedade, e o
que o processo crítico reflexivo propicia em relação em combater as desigualdades.
A coordenadora perguntou para os bolsistas, quais atitudes foram aprendidas no
programa e que levaremos para formação. A supervisora Cláudia respondeu que se
devem buscar mais as questões pedagógicas, e citou como exemplo o Pibid, onde são
aplicados diagnósticos iniciais e finais para identificar as dificuldades do
processo de aprendizagem dos alunos e a partir destes resultados são elaborados
projetos para minimizar estas fragilidades encontradas nos alunos, por meio de
atividades diversificadas. A coordenadora Isabel relembra que os alunos
especiais devem ser avaliados diferentes dos demais. A pibidiana Hellen
enfatiza que aprendemos a ter mais consciência com relação à formação do aluno do
que o ensino, ela percebeu através do Pibid que o professor se preocupa mais
com conteúdo do que com a educação dos alunos e disse que através do programa
aprendeu a ter mais conscientização em pensar mais no alunado, de entender suas
particularidades e que isso foi garantido através do acompanhamento pedagógico.
Ressaltou também que por meio desta experiência começou a enxergar o professor
como agente transformador. Dando continuidade a profª Eliene encerrou a sua
fala comentando que na outra parte do texto em discussão, a autora fala sobre a
relação de poder que professor acha que tem e que a questão do ensino não é o
mais importante de tudo, mas queria saber dos bolsistas sobre o sentido da
aprendizagem da docência e que o professor precisa ter a preocupação com a aprendizagem,
porque as vezes os professores da graduação tem essa inquietação de saber como
o seu aluno estar aprendendo e também saber como o aluno da graduação estar
administrando isto no processo formativo de cada um e de como estão conduzindo essas
aprendizagens no Pibid e no curso, e como conseguem definir isso. Relatou
ainda, que tem interesse em saber qual o sentido que ele atribui para a aprendizagem
da docência, sobre o que é aprender a ser docente, como se aprende a ser
docente durante a formação, se é apenas ensinar ou também ter a preocupação além
do ensino. E finalizando essas indagações, ela pediu para os bolsistas
responderem um questionário distribuído por ela durante a reunião, afirmando
que a identidade de cada um dos bolsistas seria mantida em sigilo, a mesma fez
a leitura do mesmo e depois perguntou se poderíamos responder na ocasião, como
não foi possível, sugeriu que todos fizessem a entrega dele no dia seguinte para
bolsista Brenda, pois ficaria de receber com ela na UESPI. E por fim, agradeceu
a todos pela participação e que estará presente em outros encontros do Pibid.
Sendo assim, a coordenadora Isabel convidou a professora Eliene para fazer um
pequeno lanche com todos antes de se ausentar do encontro. Retomando a reunião
a coordenadora Isabel pediu para as supervisoras fazerem as avaliações mensais
e semanais das suas respectivas escolas. A supervisora Kátia deu início relatando
que a Semana Pedagógica da U.E Agnelo Pereira da Silva foi do dia 03 a 06 de
março e contou com a participação de toda equipe do Pibid, onde esta teve como
tema a “Gestão” e que estavam na expectativa de desenvolver um bom trabalho, pois
já haviam aplicado os testes diagnósticos e estavam fazendo as correções, como
também estavam planejando o projeto para atender as dificuldades dos alunos.
Informou ainda, que a escola está apostando no projeto do apoio para ajudar os
alunos, pois estão precisando porque o nível dos alunos da tarde é bem inferior
aos da manhã, e que a equipe foi dividida em dois grupos para atender os dois
turnos e que a escola está apostando nas atividades que o Pibid irá
desenvolver. O bolsista Luan falou ainda que a escola Agnelo abraçou o Subprojeto
Pibid e que foram bem recepcionados, a bolsista Socorro também acrescentou
dizendo que a recepção foi muito boa e que ficou impressionada com a afetividade
dos alunos, a bolsista Walteys reafirmou que a escola os acolheu bem e que os
alunos foram avisados da chegada do Pibid, falou ainda, que o grupo está na
expectativa e que espera que der tudo certo. A
coordenadora disse que ficou muito feliz pela escola ter recebido o Pibid,
mesmo ela não tendo comparecido na
instituição, e que ficou muito surpresa, pois além desta ter recebido o Pibid
também recebeu vários estagiários da turma que ministra a disciplina de prática
supervisionada no Ensino Fundamental. Na ocasião ela mencionou a situação do
Ensino Fundamental, o qual está sendo retirado das escolas do Estado, pediu
então para as supervisoras Cláudia e Kátia que procurassem o sindicato para
verificar os motivos que estão ocasionando esta mudança, e sugeriu que elas
produzissem um texto sobre esse assunto para ser postado no blog. Prosseguindo
com a reunião, a supervisora Cláudia Macêdo relatou que toda a equipe do Pibid
da escola Maria do Carmo participou da Semana Pedagógica, e que o Pibid
contribuiu com a ação diferenciada na confecção de material para ornamentação das
salas para receber os alunos. Informou ainda, que os testes diagnósticos de
português e de matemática foram aplicados e que estavam sendo corrigidos para a
preparação dos gráficos. Destacou também que a reunião do Pibid com os professores
era para ter acontecido no dia 13 de março depois da reunião com os pais, porém
não ocorreu porque os professores se ausentaram, e na semana seguinte foi feita
uma nova tentativa para realização desta com eles e os pibidianos, mas infelizmente não aconteceu pelo mesmo motivo anterior
e pela questão dos planejamentos das atividades da páscoa. Acrescentou ainda,
que a equipe também se reuniu para planejar algumas atividades para serem
executadas na culminância do Projeto da Páscoa. E para finalizar a reunião a
coordenadora Isabel pediu para a bolsista Francisca que repassasse o endereço
do Blog para profª Eliene Pierote para que ela tenha acesso às atividades
realizadas pelo Pibid. E que sejam adicionados todos os bolsistas no grupo do whatsapp
“Pibid Professores” para que possam ter acesso aos avisos e comunicados
divulgados por ela. Na ocasião a supervisora Cláudia a questionou sobre a
liberação de cópias e a mesma respondeu que a Capes não havia liberado ainda e ficou
de ver esta pendência. Sendo assim, e sem mais nada a declarar eu, Antonia
Gracilene Ferreira Silva, bolsista do Pibid, assino e concluo esta ata.
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