Ata da Reunião nº 03

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID


Ata da Reunião n° 03

Data: 24/04/2014
Local: Sala de vídeo da Universidade Estadual do Piauí- UESPI Campus: Clóvis Moura
Pauta Proposta:

  1. Leitura da Ata;
  2. Avaliação do início das atividades nas escolas;
  3. Fichamento 14 pessoas entregaram. As demais farão apresentação na próxima reunião, incluindo as supervisoras;
  4.  Conversa sobre o blog de Pedagogia e sua realimentação com Atas e atividades iniciais nas escolas; Diagnóstico inicial e análise de melhoria ou não ao final da atividade/ ação / projeto;
  5. Encaixar atividade reforço envolvendo Dia das Mães;
  6. Relatório mensal graduandas e supervisoras;
  7. Farda Pibid??? Obs.: Próximo encontro: 29/05/14 às 14h00.

Discussão: Antes de iniciar-se com a programação feita para o encontro (reunião) a Coordenadora Isabel Fontineles relatou sobre um evento a convite de um discente do curso de Letras, Lucas Vilarinho em Campina Grande –Paraíba, intitulado V ENLIJE, para os interessados ao mesmo, devem acessar o site e se informarem das regras e/ou normas para elaboração de trabalhos a partir das práticas pedagógicas do PIBID Pedagogia. Enfatizando as bolsistas veteranas a participarem deste evento com os artigos já produzidos e/ ou resumos. Após, prosseguiu com a leitura da Ata, a bolsista Marília da (U. E. Maria do Carmo) da reunião anterior, dia 24 de Março de 2014. A Coordenadora Isabel Fontineles solicitou aos bolsistas que não enviaram o fichamento para o seu e-mail até o prazo estabelecido pela mesma, dia desta reunião, do livro Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais para apresentarem um debate na próxima reunião dia 29 de Maio, sendo que terão auxílio dos bolsistas que já enviaram ao seu e-mail, o fichamento. A mesma, solicitou uma das duas supervisoras para iniciar a relatar as atividades ocorridas nas escolas, e a supervisora Katia Francisca(U.E. Santa Inês) expôs, brevemente, sobre os projetos que serão executados pelas bolsistas, no 5 ano “A” e “B” iniciando-se dia 05 de Maio nos turnos manhã e tarde o projeto interdisciplinar de Português e Matemática. E a mesma relatou, superficialmente, sobre os testes diagnósticos aplicados nos turnos já referidos. Enfatizando que os diagnósticos foram aplicados em dois dias 05 e 06 de Março, Português e Matemática, respectivamente. E salientou a todos os presentes que alguns alunos apresentaram bastantes dificuldades em operações simples, também na leitura e escrita, e interpretação textual. E ainda, que alguns alunos nesta série não sabem ler e escrever. Logo, a Coordenadora Isabel Fontineles, falou sobre a relevância da realização dos diagnósticos antes de se iniciar qualquer ação na escola, para avaliar a real situação dos alunos e a partir deste, iniciar as intervenções necessárias para amenizar ou sanar esta realidade. A mesma solicitou aos bolsistas a elaboração de um relatório individual e este será importante na elaboração memorial no final das atividades do PIBID. Em seguida, a supervisora Cláudia (U. E. Maria do Carmo) relatou sobre as atividades anteriores realizadas pelos bolsistas, onde primeiramente foi aplicado o diagnóstico, sendo que este ficou por quinze dias inviável de ser aplicado aos alunos, por motivos internos da própria gestão da escola, assim atrapalhando a sondagem. Mas ao ser aplicado, foi constatado que alunos do 5º e 7º anos não sabiam ler e escrever. A mesma enfatizou que a maior dificuldade de marcar uma reunião com os pais dos alunos na escola é a ausência da maioria dos mesmos, que quando acontece se faz presente poucas mães, e algumas avós, tias e até vizinhas dos pais, desta forma não colaborando para a formação inicial dos filhos, motivação e relevância do ensino. Ao relatar sobre as dificuldades existentes na escola, expôs um slide com as fotos dos doze bolsistas em sala de aula, nas práticas pedagógicas, na aplicação dos diagnósticos e a situação em que se encontravam as salas de aula, sujas, com água no chão por causa dos buracos no teto e facilitando a entrada de água das chuvas, causando assim desconforto, desmotivação e sendo inviável a realização de qualquer atividade neste local. Que a escola passa dificuldades devido à falta de recursos necessários a emergências e manutenção da estrutura e outros. E em sequência, a mesma comentou sobre a farda do PIBID, que ainda não estaria confeccionada por causa da não definição de detalhes com o responsável da confecção da mesma. A mesma solicitou a Coordenadora Isabel Fontineles o adiamento da próxima reunião, antes marcada para o dia 28 de Maio( quarta-feira), as 08:30 para o dia seguinte, dia 29 de Maio(quinta-feira) às 14:00h, por motivo de neste dia estar disponível e comparecer a esta reunião. Para finalizar, a Coordenadora Isabel Fontineles, solicitou novamente, a todos os bolsistas sobre a ”alimentação” constante ao blog, anexando às atividades que estão sendo realizadas nas duas escolas e as Atas posteriormente elaboradas. Sendo necessário, enviar ao e-mail da mesma, o texto com fotos, para revisão e se preciso alterações, antes de postar. E solicitou as supervisoras e bolsistas, se possível, a realização de alguma atividade para a comemoração ao dia das Mães nas duas escolas. Eu, Karla Patrícia Quadros, confirmo ser verdade todas as informações acima descritas e a mesma sendo responsável pela elaboração desta Ata, que foi realizada na Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus Clóvis Moura com início as 08h45minh.




Encaminhamentos:
A cargo de:
Prazo:
Apresentação do diagnóstico de Português e Matemática na Unidade Escolar Santa Inês; Apresentação do livro Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais de Fernanda Coelho Liberali por algumas bolsistas e supervisoras; Apresentação do diagnóstico da Unidade Escolar Maria do Carmo; Apresentação do Projeto da U. E. Santa Inês.
Pibidianos da Unidade Escolar Santa Inês e Unidade Escolar Maria do Carmo
29/05/2014
Próxima reunião para o dia 29/05/2014
Toda a equipe

29/05/2014



Comentários

Postagens mais visitadas