PROJETO “TEMPO DE LER E RACIOCIONAR: NA TRILHA DA LINGUAGEM E DO RACÍOCINIO LÓGICO”

 
Foi iniciada a aplicação do Projeto “Tempo de Ler e Raciocinar: Na trilha da linguagem e do raciocínio lógico” no dia 05 do mês de Maio, na série do 5º ano turmas “A” e “B” do Ensino Fundamental I, nos turnos manhã e tarde. Sendo que foram detectadas dificuldades, principalmente na escrita, leitura e interpretação textual (Língua Português) e nas quatro operações básicas (Matemática), através de diagnósticos confeccionados pelas bolsistas. Após, foi elaborado uma ação para minimizar ou sanar as dificuldades apresentadas nos alunos, com base nas propostas do subprojeto de Pedagogia apresentadas pela coordenadora de área, no antes mesmo do início das ações do PIBID nas escolas. Diante disso, foram propostas atividades motivadoras, diferenciadas da prática de ensino e que proporcione a autonomia dos educandos, com operações de multiplicação, divisão subtração e adição, através de imagens e posteriormente sua resolução, como IDC Indústria e Doces Colmeia (fictícia), a construção de tabela de preços e notas fiscais, atividade elaborada com a utilização do bingo na resolução das operações de multiplicação e divisão, conhecimento da história do Tangram e sua reprodução (estória), de acordo com o conhecimento de cada um, produções textuais de acordo com o tema proposto pelas bolsistas.



Durante o período da aplicação do projeto, percebeu-se o interesse e empenho da maioria dos alunos para atingir os objetivos propostos das atividades, deste modo foi notável nos alunos diante das ações, a apreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, as resoluções das questões, a leitura fluente e escrita coerente, fácil entendimento de acordo com o nível em que estão (série), ressaltando que alguns alunos, se sobressaem perante aos demais, e assim sendo gratificante e relevante a participação de todos, até mesmo daqueles que não apresentaram empenho e interesse satisfatório nas atividades executadas no decorrer deste projeto.
 

A culminância do mesmo, ocorreu no dia 16 de Julho, após o retorno(férias) dos alunos  a escola.  Primeiramente, as bolsistas agradeceram a participação de todos durante a execução do projeto e foram distribuídos alguns comestíveis (bombons diversos). Assim mais um projeto foi elaborado, executado e relevante para os alunos e bolsistas, onde foi perceptível o avanço, compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos nesta ação.
 




 




Comentários

Postagens mais visitadas