REUNIÃO GERAL ATA Nº 01 - ANO 2014 - RETIFICADA
Antes de iniciar-se com a programação feita para
o encontro (reunião) a coordenadora Isabel Fontineles apresentou-se a todos os
presentes, supervisoras e bolsistas, que neste segundo ano de existência e
permanência do subprojeto PIBID de Pedagogia, ingressou uma nova supervisora,
Katia docente da U. E. Santa Inês e renovou à bolsa a supervisora Cláudia
docente da U. E. Maria do Carmo e ingressaram treze bolsistas novatos e
renovaram sete do ano anterior. Logo, a mesma indagou aos presentes quem se
disponibilizaria a ser responsável pela elaboração da Ata desta primeira
reunião do ano de 2014 e a bolsista Lairane G. Dias se propôs a elaborá-la. Em seguida,
a supervisora Cláudia (U. E. Maria do Carmo) a pedido da coordenadora de área,
realizou uma dinâmica, na qual foram distribuídos balões de duas cores, verde e
azul, o primeiro simboliza a esperança e o segundo significa tranquilidade,
harmonia e também corresponde a parte mais intelectual da mente, onde cada
bolsista encheria o seu balão, o estouraria e na sequência se apresentava aos
demais presentes. E durante as apresentações cada bolsista relatou suas
expectativas diante do programa, como partir para a prática e assim enriquecer
sua atuação em sala de aula, elaborar projetos na escola, adquirir
conhecimentos relevantes para a sua formação profissional docente aliando
teoria e prática, elaborar artigos e etc. A bolsista Julienni, veterana,
enfatizou aos presentes no decorrer da sua apresentação que o PIBID foi muito
importante durante as suas práticas em sala de aula, dentre muitas, a perda da
timidez de falar em público e com isso obteve uma melhor relação de
comunicação. E também a bolsista Lairane G. Dias, veterana, responsável por a elaboração desta Ata, expôs
aos demais que o PIBID tem muitas contribuições para os bolsistas, como
aprender a elaborar projetos, elaborar artigos, aflorar e instigar a vocação
para a docência e promove viagens para divulgação dos projetos em andamento ou
já executados nas escolas. Após, a coordenadora Isabel Fontineles reforçou a
presença de todos em todas as reuniões. A mesma distribuiu a todos cópias do
modelo de Apresentação do subprojeto PIBID, assim realizou iniciando a leitura
do mesmo, a supervisora Cláudia continuou a leitura e alguns bolsistas
compartilharam também da mesma. E ao decorrer da leitura a coordenadora Isabel
Fontineles intervia com informações relevantes a cerca do subprojeto. Alguns
bolsistas questionaram à coordenadora de área, acerca dos dias a serem executadas
as atividades na escola, sendo esclarecido pela mesma, que será definido por
cada supervisora juntamente aos bolsistas e seguindo o cronograma do subprojeto, foi indagado a respeito da
autorização da gestão da escola na aplicação de projetos, se os bolsistas
tinham autonomia para executá-los, e de imediato informou a coordenadora de
área, que as ações de intervenção serão expostas a gestão da escola por cada
supervisora e assim será feita aceitação ou negada à execução dos projetos. A
mesma ressaltou aos bolsistas que quem se responsabilizar-se a elaborar a Ata
de cada reunião ficará também responsável a postar as atividades da escola que
atua no mês corrente. Em sequência as supervisoras Katia da Unidade Escolar
Santa Inês e Cláudia da Unidade Escolar Maria do Carmo fizeram a chamada dos
bolsistas selecionados para cada escola atuar neste primeiro semestre.
Ressaltando que na U. E. Santa Inês ficaram oito bolsistas por motivo da
redução de turmas, atualmente estando somente com quatro turmas, duas no turno
da manhã e duas no turno da tarde, 5º ano “A” e “B” e para a U. E. Maria do
Carmo ficaram doze bolsistas por motivo de haver mais turmas e da necessidade
de mais apoio dos bolsistas. A coordenadora Isabel Fontineles ressaltou,
superficialmente a respeito da organização, recepção e realidade entre as duas
escolas, que desta forma contribui de forma positiva ao funcionamento e
colaboração a um melhor resultado a cerca da educação naquele ambiente escolar.
A supervisora Cláudia mencionou a confecção de uma nova farda para o PIBID
Pedagogia, enfatizando como símbolo uma coruja e solicitou aos bolsistas ideias
de modelos e cores e envia-los para o e-mail da mesma. A coordenadora Isabel
Fontineles definiu a data de entrega para o fichamento do livro Formação
Crítica de Educadores: Questões Fundamentais de Fernanda Coelho Liberali para o
dia 27/03/2014, data da segunda reunião do PIBID, enviando-os para o e-mail da
mesma, sendo elaborado individualmente por cada bolsista. Após o término da
reunião cada supervisora se reuniu com a sua equipe de bolsitas para definir o
planejamento e assim iniciar as ações de intervenção em sua respectiva escola. E
ao decorrer da reunião, foi registrado através de fotos e anotações relevantes
da mesma. E para finalizar esta Ata as bolsistas Ludmila e Sabrina não estavam
presentes nesta reunião e a bolsista Ana Jéssica que ficou no cadastro reserva
se fez presente nesta reunião para obter informações como funciona o programa
PIBID.
Eu,
Lairane Geroncio Dias, confirmo ser autora e afirmo verdade tudo o que está
descrito acima nesta Ata que ocorreu no dia 14 de Março de 2014, com início as 14:45h na sala de
vídeo, da Universidade Estadual do Piauí
- UESPI Campus Clóvis Moura.
Comentários
Postar um comentário