REUNIÃO GERAL ATA Nº 01 - ANO 2014 - RETIFICADA

Antes de iniciar-se com a programação feita para o encontro (reunião) a coordenadora Isabel Fontineles apresentou-se a todos os presentes, supervisoras e bolsistas, que neste segundo ano de existência e permanência do subprojeto PIBID de Pedagogia, ingressou uma nova supervisora, Katia docente da U. E. Santa Inês e renovou à bolsa a supervisora Cláudia docente da U. E. Maria do Carmo e ingressaram treze bolsistas novatos e renovaram sete do ano anterior. Logo, a mesma indagou aos presentes quem se disponibilizaria a ser responsável pela elaboração da Ata desta primeira reunião do ano de 2014 e a bolsista Lairane G. Dias se propôs a elaborá-la. Em seguida, a supervisora Cláudia (U. E. Maria do Carmo) a pedido da coordenadora de área, realizou uma dinâmica, na qual foram distribuídos balões de duas cores, verde e azul, o primeiro simboliza a esperança e o segundo significa tranquilidade, harmonia e também corresponde a parte mais intelectual da mente, onde cada bolsista encheria o seu balão, o estouraria e na sequência se apresentava aos demais presentes. E durante as apresentações cada bolsista relatou suas expectativas diante do programa, como partir para a prática e assim enriquecer sua atuação em sala de aula, elaborar projetos na escola, adquirir conhecimentos relevantes para a sua formação profissional docente aliando teoria e prática, elaborar artigos e etc. A bolsista Julienni, veterana, enfatizou aos presentes no decorrer da sua apresentação que o PIBID foi muito importante durante as suas práticas em sala de aula, dentre muitas, a perda da timidez de falar em público e com isso obteve uma melhor relação de comunicação. E também a bolsista Lairane G. Dias, veterana,  responsável por a elaboração desta Ata, expôs aos demais que o PIBID tem muitas contribuições para os bolsistas, como aprender a elaborar projetos, elaborar artigos, aflorar e instigar a vocação para a docência e promove viagens para divulgação dos projetos em andamento ou já executados nas escolas. Após, a coordenadora Isabel Fontineles reforçou a presença de todos em todas as reuniões. A mesma distribuiu a todos cópias do modelo de Apresentação do subprojeto PIBID, assim realizou iniciando a leitura do mesmo, a supervisora Cláudia continuou a leitura e alguns bolsistas compartilharam também da mesma. E ao decorrer da leitura a coordenadora Isabel Fontineles intervia com informações relevantes a cerca do subprojeto. Alguns bolsistas questionaram à coordenadora de área, acerca dos dias a serem executadas as atividades na escola, sendo esclarecido pela mesma, que será definido por cada supervisora juntamente aos bolsistas e seguindo o cronograma do subprojeto, foi indagado a respeito da autorização da gestão da escola na aplicação de projetos, se os bolsistas tinham autonomia para executá-los, e de imediato informou a coordenadora de área, que as ações de intervenção serão expostas a gestão da escola por cada supervisora e assim será feita aceitação ou negada à execução dos projetos. A mesma ressaltou aos bolsistas que quem se responsabilizar-se a elaborar a Ata de cada reunião ficará também responsável a postar as atividades da escola que atua no mês corrente. Em sequência as supervisoras Katia da Unidade Escolar Santa Inês e Cláudia da Unidade Escolar Maria do Carmo fizeram a chamada dos bolsistas selecionados para cada escola atuar neste primeiro semestre. Ressaltando que na U. E. Santa Inês ficaram oito bolsistas por motivo da redução de turmas, atualmente estando somente com quatro turmas, duas no turno da manhã e duas no turno da tarde, 5º ano “A” e “B” e para a U. E. Maria do Carmo ficaram doze bolsistas por motivo de haver mais turmas e da necessidade de mais apoio dos bolsistas. A coordenadora Isabel Fontineles ressaltou, superficialmente a respeito da organização, recepção e realidade entre as duas escolas, que desta forma contribui de forma positiva ao funcionamento e colaboração a um melhor resultado a cerca da educação naquele ambiente escolar. A supervisora Cláudia mencionou a confecção de uma nova farda para o PIBID Pedagogia, enfatizando como símbolo uma coruja e solicitou aos bolsistas ideias de modelos e cores e envia-los para o e-mail da mesma. A coordenadora Isabel Fontineles definiu a data de entrega para o fichamento do livro Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais de Fernanda Coelho Liberali para o dia 27/03/2014, data da segunda reunião do PIBID, enviando-os para o e-mail da mesma, sendo elaborado individualmente por cada bolsista. Após o término da reunião cada supervisora se reuniu com a sua equipe de bolsitas para definir o planejamento e assim iniciar as ações de intervenção em sua respectiva escola. E ao decorrer da reunião, foi registrado através de fotos e anotações relevantes da mesma. E para finalizar esta Ata as bolsistas Ludmila e Sabrina não estavam presentes nesta reunião e a bolsista Ana Jéssica que ficou no cadastro reserva se fez presente nesta reunião para obter informações como funciona o programa PIBID.

Eu, Lairane Geroncio Dias, confirmo ser autora e afirmo verdade tudo o que está descrito acima nesta Ata que ocorreu no dia 14 de Março de 2014, com início as 14:45h na sala de vídeo, da Universidade Estadual do Piauí  - UESPI Campus Clóvis Moura.


                                                                                                                                                                                                                 


                








Comentários

Postagens mais visitadas