OFICINA "DRAMATIZAÇÃO DE TEXTOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS"

       A oficina "dramatização de textos como recurso didático na educação infantil e nas séries iniciais", tinha como objetivo Incentivar o uso da dramatização de texto como um recurso didático. A mesma aconteceu durante a I Semana de Pedagogia da UESPI/CCM, no dia 28 de agosto de 2013, na sala 12, com 23 participantes. Inicialmente acolhemos os participantes com musica instrumental e entrega dos folders  introduzimos a temática trabalhada por meio da dramatização do texto " O amigo de Juliana" de Eva Furnari. E questionamos como esta dramatização pode contribuir no processo ensino aprendizagem? Público alvo? Conteúdo a ser trabalhado? Quem deve participar? Entre outros questionamentos.
      Em seguida iniciamos uma dinâmica de apresentação, onde os participantes foram convidados a se identificarem através de desenhos e os demais tentavam descobrir as características através das imagens. Os mesmos demonstraram muita criatividade nos desenhos.
Após a apresentação passamos a fundamentação teórica auxiliadas pelos teóricos Courtney (2003) quando esse ressalta que a imaginação dramática está no centro da criatividade humana e, assim sendo, deve estar no centro de qualquer forma de educação que vise ao desenvolvimento das características essencialmente humanas e por Barbosa(2005, p. 98) quando enfatiza que a arte  "Influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes por meio do conhecimento de arte que inclui potencializarão da recepção critica e a produção
            Em seguida distribuímos os participantes em quatro grupos e entregamos os materiais para se organizarem para a dramatização dos textos: "A Zeropeia" de Herbert de Souza, "A fada do outono" autor desconhecido, "A lebre e a tartaruga" Fábulas de Esopo e "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado. Cada grupo organizou-se em uma sala diferente para confecção dos acessórios e ensaio. Após 40 minutos todos voltaram á sala para as apresentações. Concluídas as  quatros apresentações, avaliamos e encerramos a oficina.

            Consideramos que a referida oficina alcançou com êxito os objetivos propostos, fato demonstrado durante as apresentações e na avaliação dos participantes, uma vez que os mesmos afirmaram terem gostado da oficina, pois puderam participar e produzirem excelentes trabalhos. Portanto, enfatizamos nossa satisfação com o trabalho realizado, que superou nossas expectativas.   
Ana Paula, Conceição Sales e Cleithiane Sousa Idealizadoras da oficina

Público atento durante as apresentações
Apresentações das atividades

Comentários

Postagens mais visitadas